Arquivo do blog

Áreas de atuação do farmacêutico no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, a profissão de farmacêutico não é exclusiva para o atendimento em farmácias ou drogarias. Os Farmacêuticos são profissionais que em sua grade curricular aprendem a como manipular substâncias químicas para a produção de medicamentos ou cosméticos, teste e exames laboratoriais e outras funções em vários segmentos da indústria. Assim como podem atuar no controle de insumos farmacêuticos e medicamentos exigido por lei.

Conforme o Conselho Federal de Farmácia (CFF), as especialidades que o profissional possuem em sua formação são agrupados em 10 linhas de atuação. Dentre elas estão o segmento alimentício, análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Logo com a grande diversidades nos caminhos que podem ser seguidos e a necessidade da aprovação do Conselho, o CFF categorizou às 135 especialidades que podem ser executadas por esses profissionais, a fim de delimitar quais áreas os farmacêuticos podem atuar. 

Algumas das especialidades são: Acupuntura, Análises clínicas, Bacteriologia clínica, Banco de sangue, Controle de vetores e pragas urbanas, Cosmetologia, Exames de DNA, Farmácia de diversos segmentos, Genética, Gestão ambiental, Indústria de cosméticos, Logística farmacêutica, Marketing farmacêutico, Pesquisa clínica, Toxicologia forense e Toxicologia veterinária.

Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Carreiras e oportunidades





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: