Auditoria Clínica: como nasceu a ferramenta e como ela é utilizada atualmente

A auditoria clínica está sob o guarda-chuva da governança clínica e faz parte do sistema para melhorar o padrão da prática clínica. Caracteriza-se por um processo de melhoria da qualidade do atendimento ao paciente e os resultados através de revisão sistemática do atendimento prestado em relação a critérios explícitos.

O principal componente da auditoria clínica é a revisão (ou auditoria) para garantir que o que se deveria estar fazendo está sendo feito e, se não, fornecer uma estrutura para permitir que melhorias sejam implementadas. A auditoria clínica foi formalmente incorporada nos sistemas de saúde de vários países, por exemplo, em 1993 no Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS).

A primeira auditoria médica registrada foi feita por Sinan Ibnu Thabit, médico-chefe de Bagdá, a pedido do califa após negligência médica resultou na morte de um paciente. Após a investigação, o primeiro exame de licenciamento médico foi introduzido e apenas os médicos que passaram no exame podiam exercer a medicina. De acordo com os conceitos da época, “Se o paciente for curado, o médico será pago. Se o paciente morrer, seus pais vão ao médico-chefe, eles apresentam as prescrições escritas pelo médico. Se o médico-chefe julgar que o médico desempenhou seu trabalho perfeitamente sem negligência, ele diz aos pais que a morte foi natural; se ele julgar o contrário, ele lhes diz: tire o dinheiro de sangue de seu parente do médico; ele o matou por seu mau desempenho e negligência. Desta forma honrosa eles estavam certos que a medicina é praticada por pessoas experientes e bem treinadas. ”

Leia também: Problemas de qualidade na assistência podem ser identificados através da análise de óbitos hospitalares

Uma das primeiras auditorias clínicas foi realizada por Florence Nightingale durante a Guerra da Crimeia de 1853-55. Ao chegar ao hospital do quartel médico em Scutari em 1854, Nightingale ficou chocada com as condições nada higiênicas e as altas taxas de mortalidade entre os soldados feridos ou doentes. Ela e sua equipe de 38 enfermeiras aplicaram rígidas rotinas sanitárias e padrões de higiene ao hospital e aos equipamentos; além disso, Nightingale tinha talento para matemática e estatística, e ela e sua equipe mantinham registros meticulosos das taxas de mortalidade entre os pacientes do hospital. Após essas mudanças, as taxas de mortalidade caíram de 40% para 2%, e os resultados foram fundamentais para superar a resistência dos médicos e oficiais britânicos aos procedimentos de Nightingale. Sua abordagem metódica, bem como a ênfase na uniformidade e comparabilidade dos resultados da assistência à saúde, é reconhecida como um dos primeiros programas de gerenciamento de resultados.

Outra figura notável que defendeu a auditoria clínica foi Ernest Codman (1869–1940). Codman tornou-se conhecido como o primeiro verdadeiro auditor médico após seu trabalho em 1912 no monitoramento de resultados cirúrgicos. A “ideia do resultado final” de Codman era acompanhar o histórico de cada paciente após a cirurgia para identificar erros cometidos por cirurgiões individuais em pacientes específicos. Embora seu trabalho seja frequentemente negligenciado na história da avaliação de cuidados de saúde, o trabalho de Codman antecipou abordagens contemporâneas para monitoramento e garantia de qualidade, estabelecimento de responsabilidade, alocação e gerenciamento de recursos de forma eficiente. Embora a abordagem “clínica” de Codman esteja em contraste com as auditorias mais “epidemiológicas” de Nightingale, esses dois métodos servem para destacar as diferentes metodologias que podem ser usadas no processo de melhoria do resultado do paciente.

Apesar dos sucessos de Nightingale na Crimeia e Codman em Massachusetts, a auditoria clínica demorou a pegar. Essa situação permaneceria pelos próximos 130 anos ou mais, com apenas uma minoria da equipe de saúde adotando o processo como forma de avaliar a qualidade da assistência prestada aos pacientes.

À medida que os conceitos de auditoria clínica se desenvolveram, também se desenvolveram as definições que buscaram encapsular e explicar a ideia. Essas mudanças geralmente refletem o movimento de afastamento das visões centradas no médico de meados do século XX para a abordagem mais multidisciplinar usada na saúde moderna. Também reflete a mudança de enfoque de uma visão centrada profissionalmente da provisão de saúde para a visão de uma abordagem centrada no paciente.