Delivery de farmácia: 4 dicas para não errar

Com o avanço tecnológico e o isolamento causado pela pandemia, muitos negócios tiveram que se renovar, e um deles foi a farmácia. Durante os últimos tempos, o delivery de farmácia aumentou consideravelmente, visto a facilidade que alguns aplicativos de entrega como Ifood e Rappi trouxeram para a população no geral.

Em 2020, o delivery de farmácia duplicou de tamanho, com crescimento de cerca de 132%, de acordo com dados do MCC-ENET. Ou seja, as farmácias que ainda não adotaram esse sistema estão ficando para trás em relação a concorrência.

No entanto, oferecer um serviço de delivery de farmácia ruim pode acabar manchando a reputação do seu negócio e afastando seus clientes. Pensando em quem quer aderir essa prática sem cometer erros, trouxemos X dicas que podem ajudar a fazer um serviço de entregas perfeito. Confira!

Como ter um bom delivery de farmácia?

Um bom delivery pode te ajudar a atrair mais clientes e vender mais! Por isso, trouxemos algumas dicas para realizar a prática com maestria.

Divulgue seu serviço

De nada adianta ter o delivery de farmácia se as pessoas não souberem que você oferece esse serviço. Portanto, faça cartazes, divulgue através das redes sociais ou até mesmo cadastre sua farmácia em aplicativos de entrega – mas cuidado! Antes de fazer isso, fique atento as taxas que os aplicativos cobram e veja se essa parceria é mesmo viável para o seu negócio.

Também vale fazer panfletos e até espalhar boca a boca para os clientes que forem até a loja física. Outra medida muito popular é ter um número comercial no Whatsapp.

Tenha um bom atendimento

Na hora de realizar o delivery, o que mais conta para os clientes é a gentileza dos funcionários. Por isso, certifique-se de ter alguém simpático e empático para realizar as entregas.

Do mesmo modo, a pessoa que for atender o telefone ou conversar com o cliente de forma direta para fazer o pedido também deve ter um bom humor e atendimento.

O atendimento humanizado é algo que as pessoas estão buscando cada vez mais como diferencial nos negócios. Portanto, saiba que, se seu cliente sentir que foi mal tratado, ele com certeza não vai comprar mais com você, e quem ganha com isso é a concorrência.

Fique atento ao tempo

Do mesmo modo que um atendimento ruim pode arruinar a experiência do cliente, esperar muito pelos produtos que comprou também pode acabar manchando a reputação da farmácia.

Por isso, para ter um bom delivery de farmácia, é importante ficar atento ao prazo de entrega. Não é de bom tom fazer os clientes esperarem mais do que 40 minutos pelos seus remédios, principalmente quando o assunto é farmácia, visto que o cliente pode estar com dores ou urgência para o pedido.

Se os pedidos forem muitos, avise aos clientes que a entrega pode demorar mais do que o normal antes que eles realizem a compra. Assim, sabendo do problema, fica a critério deles pedir ou não.

Atente-se a legislação

Na hora de realizar o delivery de farmácia, vale lembrar que remédios sem prescrição médica (popularmente conhecida como “receita”) ainda tem a venda proibida, mesmo para a entrega.

Portanto, de nada vale pedir o delivery, seja por telefone, Whatsapp ou outros canais, se o remédio precisar de receita. Mesmo com foto da prescrição médica, o farmacêutico não pode liberar o remédio.

Isso porque, remédios em que são necessária a receita só podem sair da farmácia depois que o farmacêutico avalia a receita pessoalmente.

Do mesmo modo, para manter-se de acordo com a legislação, também é importante emitir uma nota fiscal para o cliente, que vai na sacola junto com os produtos do delivery de farmácia.

Saiba mais sobre gestão de farmácia e segurança de pacientes e clientes no blog da M2Farma.