Dezembro laranja conscientiza sobre a prevenção do câncer de pele

dezembro_laranjaPara combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo, pelo segundo ano consecutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) convida os brasileiros a se engajarem e se apropriarem da campanha dezembro laranja.

Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil!, basta vestir-se de laranja, decorar seu ambiente de trabalho, acessar o site www.controleosol.com.br e compartilhar o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

A SBD afirma que a maioria dos casos de câncer da pele podem ser evitados com medidas simples de fotoproteção: usar filtro solar, chapéu, óculos, cuidar do excesso de exposição ao sol e ficar atento aos horários certos para isso.

Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, haverá cerca de 175 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das doenças do aparelho circulatório.

Fonte: Guia da Farmácia