Dicas para atender melhor em 2017

como atender bem clientes 2015Um bom atendimento depende exclusivamente do gestor e seus colaboradores

O bom atendimento ao cliente é uma das maiores deficiências encontradas em quase todos os segmentos do mercado.
Imagine que a farmácia consegue fazer a venda, conquista o cliente e, assim, sem mais nem menos, por conta de uma atitude descompensada, indiferente ou de desprezo de um colaborador, perde o cliente que tanto investiu para conquistar? Isso acontece com muita frequência, portanto, é necessário parar para repensar o próprio atendimento. Os clientes estão mais exigentes, menos fiéis, mais atentos, portanto, é necessário ir além da concorrência. Um bom atendimento depende exclusivamente do gestor e seus colaboradores.

Veja algumas dicas para atender melhor na farmácia:

1. Sempre cumprimente o cliente com um cordial sorriso: a melhor arma para iniciar o atendimento é um cumprimento saudável e alegre.

2. Não interrompa o cliente: escute, do início ao fim, a fala ou o desabafo. Afinal, se ele está em sua farmácia, é porque tem interesse no seu produto ou serviço ou, então, comprou algo que não correspondeu à sua expectativa inicial.

3. Haja sem preconceito: o preconceito distorce o que você ouve e vê, portanto, ouça sem prejulgar. O que está em jogo é o dinheiro do cliente, e não a roupa que ele veste ou como se comporta.

4. Use uma linguagem simples: o cliente tem uma história diferente da sua ou dos seus colaboradores. A linguagem adequada a cada situação e cliente faz toda diferença.

5. Assuma a responsabilidade: entenda que quem se propõe a ganhar dinheiro e atender ao público deve assumir a responsabilidade por todos os problemas gerados pela empresa.

6. Reposicione as pessoas: não imagine que seus colaboradores estejam tão comprometidos com o atendimento quanto você. Se as coisas não estão indo bem, promova reuniões de alinhamento. Se a equipe é boa, faça reuniões de celebração e estímulo.

7. Seja flexível: para atender a necessidades específicas dos clientes e ir além dos procedimentos da empresa quando necessário. O importante é resolver o problema do cliente.

8. Eleve o padrão: o atendimento só será especial se sua empresa adotá-la por meio de política comercial, normas e procedimentos bem definidos, além do treinamento permanente. Se o atendimento não for adotado como bandeira principal e modelo, jamais será transformado num diferencial competitivo para o seu negócio. Atender bem é uma escolha e, por mais que você treine, oriente e o cliente reclame, algumas pessoas escolhem atender mal. É muito mais fácil culpar o patrão do que admitir a insatisfação com o emprego e assumir a responsabilidade própria. Pense nisso, aja diferente, acompanhe seus colaboradores fazendo sua equipe feliz e o atendimento encantador!

Fonte: Guia da Farmácia – edição 254