Arquivo do blog

Email falso sobre auditoria e irregularidades no Farmácia Popular

(Texto atualizado em 20/12/2017 às 01:48 pm)

Há pouco tempo foi identificado um e-mail falso sobre a auditoria no programa Farmácia Popular, enviado às farmácias e drogarias participantes.

O e-mail é um golpe que simula com bastante realismo uma mensagem do Ministério da Saúde, porém seus anexos são maliciosos que poderão comprometer o computador do usuário.

O e-mail falso possui como título: Irregularidades / Programa Farmácia Popular – RAZAO SOCIAL DA EMPRESA. A mensagem foi enviada do endereço cadastrofpopular@saude-gov.com.br.

Como anexo o email golpe traz um relatório e um formulário, aparentemente em PDF, porém são links para os arquivos suspeitos, possivelmente vírus ou malwares que poderão causar danos e prejuízos como por exemplo, sequestro das informações do computador do usuário.

Orientamos para que não abra nenhum arquivo de mensagens que pareçam suspeitas.

Caso já tenha aberto o arquivo suspeito, a orientação é para que realize uma limpeza profunda com seu antivírus e acione seu suporte para que investiguem melhor sobre uma possível infecção.

 

Os e-mails oficiais do programa terminam sempre com @saude.gov.br (observe que o e-mail falso termina em @saude-gov.com.br). Já o site oficial do Ministério da Saúde é www.saude.gov.br.

Estamos à disposição em caso de dúvidas e para maiores esclarecimentos, envie-nos uma mensagem.

 

Comunicado oficial

Confira o comunicado oficial do Ministério da Saúde à respeito do ocorrido:

Comunicamos às farmácias e drogarias credenciadas no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular” que estão sendo enviadas mensagens com a informação sobre possíveis irregularidades encontradas no cadastro das empresas.

Ressaltamos que esses e-mails estão sendo enviados do seguinte remetente: cadastrofpopular@saude-gov.com.br. Caso tenha recebido a mensagem desse correio eletrônico, orientamos que não abra o arquivo e exclua a mensagem, uma vez que as mensagens não foram enviadas pela Coordenação do Programa Farmácia Popular do Brasil.

Ressaltamos, também, que a Coordenação do Programa  utiliza os correios eletrônicos informados abaixo, conforme Manuais do Programa disponíveis nesse portal oficial (www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular).

Correios eletrônicos oficiais do PFPB:
cadastrofpopular@saude.gov.br
analise.fpopular@saude.gov.br     
migracaofpopular@saude.gov.br   
juridico.fpopular@saude.gov.br    
suporte.fpopular@saude.gov.br

Aproveitamos para  lembrar que os e-mails oficiais do Ministério da Saúde possuem o domínio @saude.gov.br .

Observação: O Programa Farmácia Popular do Brasil não utiliza outros meios de comunicação. Procedimentos extraoficiais podem caracterizar fraude e deverão ser imediatamente comunicados ao Ministério da Saúde para as providências cabíveis.

 


Palavras-chave , , ,
Legislação e regulamentações, Farmácia Popular





Golpe por e-mail em nome da ANVISA: boleto para renovação de AFE

(Texto atualizado em 03/12/2015 às 10:08 am)

anviso-golpe-anvisa-boleto-renovacao-afe

Golpe em nome da ANVISA!

Prezados, informamos que nos últimos dias vem ocorrendo um novo tipo de golpe em nome da ANVISA:

Os golpistas enviam e-mails solicitando o pagamento de um boleto para a renovação da AFE – Autorização de Funcionamento.

Entretanto, a ANVISA não realiza nenhuma cobrança através de e-mail e o processo de renovação de AFE não é mais necessário, conforme a lei 13.043 de 2014.

Orientamos que estas mensagens sejam ignoradas e deletadas. Mais detalhes podem ser obtidos diretamente com o órgão, no telefone 0800 6429782.


Palavras-chave , , , , ,
Legislação e regulamentações, ANVISA





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: