Arquivo do blog

Como a tecnologia da NVIDIA está envolvida na descoberta de novos remédios

Quem conhece a NVIDIA somente pela sua fama nas placas de computadores que fazem a alegria dos gamers podem não saber, mas a empresa emprega sua tecnoogia em outras frentes de interesse geral, como remédios, por exemplo. Na semana passada, a NVIDIA Enterprise anunciou parceria estratégica com a Schrödinger, que aproveita os sistemas NVIDIA DGX A100 para expandir ainda mais a velocidade e a precisão da plataforma computacional de descoberta de drogas da Schrödinger e permitir uma avaliação rápida e precisa de bilhões de moléculas para o desenvolvimento potencial terapêutico.

As empresas otimizarão a plataforma de software da Schrödinger, projetada para modelar e calcular as propriedades de novas moléculas, para a NVIDIA DGX SuperPOD, desenvolvido com os sistemas NVIDIA DGX A100 e a rede NVIDIA InfiniBand HDR.

Com a novidade, será possível criar modelos baseados na física no conjunto de produtos da Schrödinger e haverá suporte para a NVIDIA Clara Discovery, uma coleção de frameworks de IA, aplicações e modelos pré-treinados de última geração para a descoberta de medicamentos computacional mais avançada. As empresas também colaborarão em avanços científicos e de pesquisa para adaptar a computação baseada na física e o machine learning à descoberta de medicamentos.

A Schrödinger usa soluções baseadas na física com a maior potência computacional possível para avaliar milhares de moléculas para cada candidato a medicamento em potencial. Essa tarefa exige centenas de horas de uso da GPU em computadores de alto desempenho.

Graças à colaboração, o setor farmacêutico inteiro, que conta com mais de 3 mil empresas, de startups a multinacionais, poderá acelerar a descoberta de medicamentos na escala da supercomputação. A solução desenvolvida em conjunto permitirá que empresas de todos os portes simulem combinações moleculares com física e IA para identificar e otimizar os componentes mais promissores para possível uso terapêutico. As empresas farmacêuticas podem realizar essas pesquisas em clouds privados fáceis de implantar com a plataforma da Schrödinger em execução na NVIDIA DGX SuperPOD, que pode ser instalado no local ou em uma unidade de colocação.

‘O modelo preditivo integrado a nossa plataforma foi criado para ampliar e acelerar significativamente a busca por moléculas terapêuticas de alta qualidade, e a NVIDIA é um parceiro de tecnologia importante nesse projeto’, afirma Patrick Lorton, diretor de tecnologia da Schrödinger. ‘Nosso software computacional avançado ajuda as maiores empresas farmacêuticas do mundo a explorar mais do espaço químico e identificar candidatos de alta qualidade com mais rapidez, com muito menos custo de computação que os métodos tradicionais. Temos orgulho de trabalhar com a NVIDIA para que esse processo corra com ainda mais fluidez.’

As equipes de pesquisa e engenharia da NVIDIA estão trabalhando para melhorar e otimizar o conjunto da Schrödinger para a arquitetura NVIDIA Ampere e sua tecnologia de GPU multi-instância. Os clientes poderão facilmente implementar o software da Schrödinger em um único sistema DGX ou um cluster de 20 ou mais unidades para criar uma DGX SuperPOD. Assim, será possível dimensionar a plataforma da Schrödinger para diversos programas de medicamentos, além da triagem e da avaliação de bilhões de moléculas por semana.

‘Com a combinação avançada de simulação e machine learning da Schrödinger, a descoberta de medicamentos computacional aumentará a precisão’, conta Kimberly Powell, vice-presidente da área da saúde da NVIDIA. ‘Juntos, oferecemos ao setor farmacêutico uma ferramenta científica que proporciona a identificação de compostos com um rendimento extremamente alto, acelerando e contribuindo para o sucesso dos candidatos.’

Fonte: Observatorio de Games


Palavras-chave , , , , , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica, Legislação e regulamentações





As doenças ginecológicas recorrentes no verão. Candidíase não está sozinha

Sem os devidos cuidados, o verão nem sempre pode ser amigo da saúde feminina, especialmente quando doenças como candidíase resolvem

(Texto atualizado em 12/03/2021 às 12:47 pm)

Sem os devidos cuidados, o verão nem sempre pode ser amigo da saúde feminina, especialmente quando doenças como candidíase resolvem dar as caras.

Para evitar esses desconfortos, o ginecologista Domingos Mantelli tem algumas dicas. “Trocar os biquínis úmidos por secos, apostar em roupas leves como saias e vestidos e, principalmente, buscar orientação médica sempre que notar algo errado”, aconselha.

Mas vamos entender um pouco mais das quatro principais doenças ginecológicas que costumam trazer incômodo para as mulheres na época mais quente do ano.

Candidíase

Mesmo não sendo considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), o fungo do gênero “cândida”, causador da candidíase, pode ser transmitido no ato sexual.

Alguns dos sintomas são coceira e dores vaginais, tanto no ato de urinar quanto no ato sexual. Também pode ocorrer corrimento de cor branca e com um odor cítrico.

O tratamento requer o uso de medicação antifúngica, presente nas apresentações oral e creme.

Tricomoníase

O parasita Trichomonas vaginalis é o causador da doença, com transmissão por meio do ato sexual, um corrimento de cheiro ruim e cor amarelo-esverdeada. Também causa inflamação na vagina.

Caso não haja tratamento, que é feito por via oral, a doença pode levar à infertilidade e ao câncer no colo do útero.

Vaginose bacteriana

O principal sinal do contágio é um corrimento que pode aparecer nas cores amarela ou branco-acinzentada. Esse muco, que possui cheiro forte, tende a piorar durante as relações sexuais e no período menstrual.

A vaginose causa ardor e coceira, com tratamento por via oral ou creme.

Infecção urinária

Com a possibilita de atingir qualquer parte do sistema urinário, a infeção é comum nas mulheres devido ao tamanho da uretra. Alguns dos sintomas são ardência ao urinar, muita vontade de ir ao banheiro, urina escura e com cheiro forte, dores pélvicas e retais. Em casos graves, pode sair sangue no ato de urinar.

Como evita-las

Agora que você já conhece essas doenças na teoria, está na hora de aprender como não precisar conhecê-las na prática. Para isso, veja as dicas.

-Prefira utilizar calcinhas de algodão e roupas frescas, como saias e vestidos

-Mantenha os pelos pubianos baixos para facilitar a higienização

-Também não descuide da higiene íntima, usando sabonete neutro ou íntimo e indicado por seu ginecologista

-O uso regular e descuidado de papel higiênico pode causar irritação

-Não deixe suas calcinhas secando em lugar fechado e úmido, prefira áreas onde for possível secar ao sol

-Não dívida objetos de uso individual, como sabonete, lingerie e toalhas

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico


Palavras-chave , , , , , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica, Legislação e regulamentações





Febrafar está atendendo home office

Febrafar está atendendo home office

A Febrafar está atenta à realidade que estamos passando em relação ao Coronavírus – COVID 19. Pensando nisso, aconteceram algumas alterações em nossa rotina de trabalho que deve perdurar pelos próximos dias:

Atendimento às redes e associados

Toda nossa equipe trabalhará em modelo de home office, minimizando a chance de proliferação desse vírus. Os números de telefone de atendimento não se alterarão, nem mesmo o horário de trabalho (das 08 às 17 horas).
O mais importante é que, mesmo com essas alterações momentâneas, não haverá alteração nenhuma na qualidade no serviço que prestamos. Os processos de trabalhos continuarão no mesmo modelo e todos os atendimentos se manterão conforme modelo apresentado acima.

Reuniões

As realizações de reuniões com nossa equipe passarão a ser no modelo online, minimizando ao máximo o contato entre as pessoas. Também estamos cancelando o agendamento de reservas para nossas salas de reuniões e auditórios para os próximos dias. As salas não poderão ser usadas mesmo por quem já fez reserva.

Eventos

Os eventos da Febrafar foram modificados, cancelamos o Encontro Febrafar de abril, adiamos do Jantar Anual Febrafar e os Encontros Regionais. Outras agendas poderão ser ajustadas em caso de persistir o problema com a pandemia do Coronavírus.

Viagens

As viagens (aéreas e terrestres estão sendo) estão suspensas.

Essas diretrizes foram tomadas por precaução, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo. Contamos com a compreensão de todos e tão logo a situação se normalize informaremos sobre novas decisões.


Palavras-chave , , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica, ANVISA





Comissão defende novas medidas contra Covid-19; tabelamento de preços está em discussão

Os deputados da comissão externa da Câmara dos Deputados que discute ações contra o avanço do novo coronavírus no Brasil propuseram

Os deputados da comissão externa da Câmara dos Deputados que discute ações contra o avanço do novo coronavírus no Brasil propuseram nesta quarta-feira (18) uma série de novas medidas legislativas, como a regulamentação da telemedicina (atendimento à distância), o atestado médico eletrônico e o tabelamento de preços de itens essenciais ao combate da Covid-19, como álcool gel.

Este último ponto deverá ser alvo de um projeto de lei, que será elaborado pela equipe que presta consultoria ao colegiado. A medida é defendida pelo coordenador da comissão, deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ). “Eu prego a liberdade econômica, mas nesse momento não tem outra forma”, afirmou.

Segundo ele, há relatos em todo o País de preços abusivos de álcool gel e máscaras descartáveis.

Essa e outras propostas ainda serão discutidas com os membros da comissão e poderão ser pautadas para votação no Plenário da Câmara, desde que haja consenso dos líderes partidários.

Nesta terça, o Plenário da Câmara aprovou três projetos de lei recomendados pela comissão externa.

Comitê de crise

Além das medidas legislativas, a relatora da comissão, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) propôs que o colegiado negocie com o governo a participação dos integrantes da comissão externa no Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19, criado por decreto presidencial na segunda (16).

O comitê é formado apenas por membros do Poder Executivo e teve ontem a sua primeira reunião. O decreto faculta a participação de outros poderes, desde que convidados e sem direito a voto nas decisões.

Outras propostas

A comissão externa se reuniu nesta quarta para ouvir, por meio de videoconferência, pesquisadores e representantes de hospitais privados. Durante o debate, vários parlamentares apresentaram outras sugestões.

O deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) defendeu a quarentena como meio de reduzir o contágio de pessoas dentro do País (a chamada transmissão comunitária). “El Salvador não teve nenhum caso porque eles anteciparam a quarentena”, disse.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) quer que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contrate, temporariamente, pessoas para trabalhar nos aeroportos. “Nós temos que cobrar da Anvisa que faça contratação emergencial. Eles não têm quadro”, afirmou.

O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) propôs que o governo distribua máscaras descartáveis e álcool gel para a população. “A gente tem uma política pública para distribuir preservativos no Carnaval. Então, está na hora de ter atitude e distribuir máscara e álcool gel. Não dá para ficar refém da boa vontade de estoques”, disse.

Já o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR) mostrou-se favorável ao uso da teleconsulta especificamente para combater a Covid-19, desde que as consultas à distância sejam isentas de cobrança. “Se não vai virar negócio”, afirmou.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Palavras-chave , , , , , , , , , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica, Legislação e regulamentações





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: