Arquivo do blog

Bloqueios em massa no Aqui Tem Farmácia Popular

Nos últimos meses nossa equipe têm observado e recebido contatos de muitas farmácias e drogarias de todos os estados do Brasil com dificuldades no programa Farmácia Popular, com bloqueios que não permitem a realização de vendas e dispensação dos medicamentos aos pacientes.

A empresa não recebe nenhum tipo de notificação ou aviso sobre a punição e suspensão das vendas e só vem a tomar ciência do fato quando tentam autorizar uma venda e não consegue. Apenas nesse momento é possível notar que o cadastro está bloqueado. A autorização da venda não é concluída, sendo impossível entregar o medicamento. Ao tentar acessar o SIFAP ou Portal de produção, também poderá surgir aviso sobre o problema.

Leia mais ›

Palavras-chave , ,
Farmácia Popular





Liminar para venda de remédios da Farmácia Popular com entrega em domicílio

A restrição de entrega de medicamentos em domicílio prejudica o isolamento social dos usuários do programa “Aqui tem farmácia popular”, que majoritariamente integram o grupo de risco da pandemia de coronavírus por serem idosos e/ou portadores de doenças crônicas.

Farmácias podem entregar em domicílio remédios do programa farmácia popular.

Com esse entendimento, a juíza federal Anita Villani, da 1ª Vara Federal de São Vicente, concedeu uma liminar que autoriza três farmácias do município de Mongaguá (SP) a entregar em domicílio os medicamentos do programa farmácia popular.

Segundo a magistrada, estão presentes no caso os requisitos para deferimento da tutela de urgência, ou seja, a probabilidade do direito e o perigo de dano. “No caso dos idosos e portadores de doenças crônicas, o atendimento à recomendação de isolamento social é ainda mais importante, já que integram o grupo de risco no qual o percentual de complicações e óbito decorrente da doença é mais elevado”, disse.

Leia mais ›

Palavras-chave , , , ,
Legislação e regulamentações, Farmácia Popular





Farmácia Popular está bloqueando empresas com cadastro desatualizado

Nas últimas semanas temos notado um comportamento novo por parte dos responsáveis pelo Farmácia Popular. Como forma de exigir a atualização dos cadastros das empresas participantes no programa, o sistema foi alterado para BLOQUEAR as vendas das empresas que não estão com o cadastro em dia.

O bloqueio acaba afetando a operação da farmácia ou drogaria, que fica impossibilitada de vender com os descontos do Farmácia Popular. Com o cadastro bloqueado, o prejuízo será certo pois vendas serão perdidas.

Acontece assim: a empresa que está com dados desatualizados no SIFAP, no momento que realiza a tentativa de autorizar uma venda pelo convênio do programa, recebe uma mensagem de erro e não consegue concluir a operação e como consequência o paciente não consegue retirar o medicamento.

Motivos do bloqueio por desatualização

Entre os motivos do bloqueio, levantamos que o Ministério da Saúde esta bloqueando lojas enquanto não atualizarem os dados de cadastro no SIFAP. Os dados desatualizados podem ser:

  • Dados da empresa, 
  • Endereço da empresa
  • Dados do responsável legal / administrativo
  • Endereço do Responsável Legal/Administrativo
  • Dados do responsável técnico, farmacêutico.
  • Endereço do responsável técnico, farmacêutico.

Além disso, outros dados que exigem atenção são: dados de funcionamento da empresa, validade das autorizações da ANVISA, código das licenças AFE e Alvará de Saúde, número de identificação da CRT do CRF (Certidão de Regularidade Técnica do CR), etc.

O bloqueio vem sendo adotado como uma forma de forçar as empresas a atualizarem seus cadastros, para confirmar. Dessa forma, obrigatoriamente, os responsáveis terão que realizar a atualização dos dados no SIFAP.

Então repetindo, todos os dados e documentos precisam estar atualizados no sistema SIFAP, sendo responsabilidade da farmácia ou drogaria acessar o SIFAP para poder atualizar a documentação.

A orientação é para não realizar vendas pelo Farmácia Popular enquanto o cadastro não for atualizado, de forma a evitar bloqueios.

Passo a passo: atualizando o cadastro no FP

E nesse momento pode surgir a dúvida sobre como realizar o procedimento de atualização dos dados no sistema do Farmácia Popular. O passo a passo é simples:

O usuário administrador do SIFAP para a farmácia, deverá realizar o login na tela de acesso ao sistema no endereço https://sifap.caixa.gov.br/sifap/index.processa?acao=obter Dados utilizando o NIS e a senha.

Após entrar no sistema, deverá navegar entre os menus e as opções sobre os dados da empresa, e então realizar a edição de cada campo com cada informação a ser atualizada.

Orientamos que sejam repassadas e confirmadas todas as datas e dados digitados para atualizar completamente o cadastramento da empresa no sistema.

Preciso de ajuda

Caso surjam dificuldades ou dúvidas, deixe de perder tempo e conte com nossos especialistas: entre em contato conosco para podermos ajudar na atualização dos seus dados, clique aqui para entrar em contato.

Dificuldade para atualização cadastral? Conte conosco, envie uma mensagem:


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular





Mudanças na validade da receita e procuração no FP por Corona Vírus

(Texto atualizado em 02/04/2020 às 11:47 am)

Em um movimento adotado visando amenizar a movimentação de pacientes, a direção do programa Farmácia Popular comunicou que mudou o prazo de validade das receitas médicas, permitindo a retirada de medicamentos por até 90 dias após a data de emissão da receita. Além disso, também foram alteradas as exigências sobre a  procuração para retirada de medicamentos por terceiros no programa.

A validade da receita médica normalmente é de 180 dias apenas, sendo então necessário que o paciente procure seu médico para renovar suas receitas e continuar retirando a medicação que necessita após o fim da validade. A retirada dos medicamentos é feita a cada 30 dias, exigindo que o paciente vá até a farmácia. Com as mudanças no prazo de validade da receita comunicadas pelo Ministério da Saúde, o paciente poderá retirar medicamentos de uma só vez, para até 90 dias, ou seja, 3 meses. Assim evita-se a movimentação das pessoas até a consulta médica e retorno para a farmácia todo mês para manter seu tratamento em dia.

 

Procuração não precisa ser autenticada em cartório

Outra medida anunciada pelo governo, na tentativa de evitar o fluxo de pessoas para conter a propagação rápida do coronavírus, é que não será mais necessária declaração registrada em cartório no caso de cuidadores ou outros responsáveis que pegam o remédio em nome dos doentes.

Com uma declaração de próprio punho feita pelo paciente e com sua assinatura, além dos documentos e cópias, será possível retirar o medicamento pelo farmácia popular. Não será mais necessário autenticar em cartório uma procuração formal. Com menos burocracia e movimentação, é possível diminuir as chances de propagação do Corona vírus.

 

Validade de receitas médicas aumentada de 6 para 12 meses

As receitas, laudos médicos e atestados, quando forem para utilização dentro do programa Famácia Popular, para agora possuem validade de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, a partir de sua emissão. O prazo costumava ser de 6 meses e passará a ser de 12 meses. Com a mudança, haverá menos necessidade de movimentação das pessoas e pacientes, indo de encontro com políticas e estratégias de diminuição de contágios.

Parte da nota oficial:

c) flexibilizar o disposto no artigo 23 do Anexo LXXVII da Portaria de Consolidação nº. 5 de 28 de setembro de 2017, a fim de que, para fins de comercialização e dispensação de medicamentos e/ou correlatos no âmbito do Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), as prescrições, laudos ou atestados médicos tenham validade de 365 (trezentos e sessenta e cinco) dias, a partir de sua emissão

2. PRESCRIÇÕES NO ÂMBITO DO SUS
Diante do exposto esta Diretoria adota, em caráter excepcional, como medida ampliar o prazo de aceitação de prescrições para medicamentos de  uso contínuo, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, de 06 (seis) para 12 (doze) meses.

3. DROGARIAS E FARMÁCIAS

Esta ampliação de prazo na validade da prescrição cabe também às dispensações de medicamentos através do Programa Farmácia Popular realizada por Drogarias e Farmácias.

4. MEDICAMENTOS SUJEITOS A CONTROLE ESPECIAL
Notificações de Receita e Receituários de Controle Especial permanecem seguindo os prazos de validade dispostos na Portaria Federal nº 344/98/MS e Portaria Federal nº 06/99/MS.

 

Veja a nota técnica oficial completa com todos os detalhes no link: http://crfsc.gov.br/wp-content/uploads/2020/03/Nota-t%C3%A9cnica-n%C2%BA-001.2020-1.pdf

No site oficial do programa é possível ver a nota oficial: https://www.saude.gov.br/noticias/assistencia-farmaceutica/46583-alteracoes-no-programa-farmacia-popular-devido-a-situacao-de-emergencia-de-saude-publica-decorrente-do-coronavirus-covid19


Palavras-chave , , , , , , ,
Farmácia Popular





Golpe: boleto com cobrança do Farmácia Popular e DATASUS

(Texto atualizado em 24/03/2020 às 11:30 pm)

Nas últimas semanas nossa equipe identificou uma situação de possível golpe sendo aplicado em farmácias e drogarias: por e-mail, o responsável recebe um boleto bancário que pretende ser relacionado ao programa do Governo Federal Aqui Tem Farmácia Popular. 

O e-mail recebido se enquadra perfeitamente nas típicas fraudes por e-mail, uma das armadilhas mais comuns usadas por bandidos e criminosos virtuais no Brasil. Veja uma imagem do boleto real recebido pela equipe M2Farma:

Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular





Material obrigatório do Farmácia Popular 2020

(Texto atualizado em 17/07/2020 às 04:54 pm)

Detalhes  sobre o material obrigatório que deve ser utilizado por cada farmácia credenciada ao Farmácia Popular para o ano de 2020.

A participação das farmácias e drogarias privadas na parceria/convênio com o governo, através do programa Aqui Tem Farmácia Popular, é regida por uma série de exigências e regras. Entre os requisitos está a exibição do material de comunicação oficial confeccionado pelo Governo Federal.

É de uso obrigatório: cartaz com preços atualizados e banner oficial.

 

Cartaz com preços obrigatório

Clique para abrir ver os cartazes de preço do Farmácia Popular por estado

Exemplo de cartaz

Essa é a peça obrigatória que deve ser mantida dentro da farmácia afixada em um local que seja visível para o paciente ou cliente, é o cartaz oficial do Farmácia Popular, que reúne os preços e todos os itens participantes.

O Ministério da Saúde fornece o arquivo do cartaz, que deverá ser confeccionado no tamanho correto, que é o de 46cm por 64cm.

Com a recente mudança de preços do Farmácia Popular, o cartaz de preços agora foi dividido conforme o estado. Para acessar o cartaz obrigatório atualizado de 2020, com os preços para seu estado, acesse aqui.

 

Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular, Marketing Farmacêutico





Procuração para o Farmácia Popular: modelo atualizado 2020

(Texto atualizado em 29/06/2020 às 08:41 am)

Para retirar medicamentos pelo programa Farmácia Popular é obrigatório apresentação da receita médica junto com a documentação obrigatória comprovando a identidade do paciente. 

Existem casos em que o paciente apresenta impossibilidade de comparecer fisicamente na farmácia ou drogaria. Isso ocorre por vários motivos, desde um paciente com mobilidade reduzida, um idoso, um lar de idosos, um paciente em situação de internação, entre outros.

Disponibilizamos abaixo um modelo em PDF de procuração do Farmácia Popular, mais recente e atualizado para 2020: Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular





Manual de regras do “Aqui Tem Farmácia Popular” atualizado 2020

(Texto atualizado em 17/07/2020 às 04:53 pm)

Desde sua criação, o programa Aqui Tem Farmácia Popular já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros, o equivalente a cerca de 20% da população do país. De fato, a parceria entre farmácia particular e governo é um sucesso. A iniciativa é regulada por uma série de obrigatoriedades sobre todas etapas do processo, contidas no Manual de Regras do Farmácia Popular.

O governo, por um lado, possui o compromisso de pagar os repasses, que são feitos através de um sistema de co-pagamentos pelo Fundo Nacional de Saúde, e controlados através do DATASUS. Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular





Resumo das normas e regras do Farmácia Popular

(Texto atualizado em 17/07/2020 às 04:53 pm)

Conheça os POPs Farmácia Popular, para treinar sua equipe com facilidade e evitar erros e problemas.

manual-de-regras-farmacia-popularA empresa que participa do programa Aqui Tem Farmácia Popular deve seguir todas e cada uma das regras do programa, que são descritas na Portaria nº 111, de 29 de janeiro de 2016 e no manual de regras oficial.

Reunimos neste texto as principais regras que devem ser cumpridas em um resumo para facilitar e agilizar a pesquisa. Estão inclusas todas as alterações, novidades e novas regras que foram adicionadas recentemente. Confira a seguir: Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular





Cadastro e credenciamento no Farmácia Popular 2020

(Texto atualizado em 07/02/2020 às 10:05 am)

previsao-cadastro-credenciamento-farmacia-popular-2014 A previsão de abertura de cadastro de novas farmácias participantes no programa Aqui Tem Farmácia Popular para o ano de 2020 é indefinida, porém está prevista para acontecer em breve. Os interessados na inscrição no Farmácia Popular deverão acompanhar o sistema de cadastro e aguardar.

Antes, nos 4 primeiros meses do ano eram realizados todos os procedimentos de renovação de documentação para as farmácias que já faziam parte do programa.
Após esse período, era liberado o cadastro de novas empresas no programa, que costumava acontecer entre junho e julho de cada ano. Porém, desde 2014 não houve mais abertura oficial.

Apesar de não divulgar oficialmente, eventualmente o Ministério da Saúde permite o cadastro em outras épocas do ano. Nos anos de 2014 e 2015, por exemplo, houveram diversas “janelas” de cadastro, ou seja, períodos em que foi possível cadastrar uma farmácia no Farmácia Popular, que surgiram sem aviso prévio. As empresas que desejam fazer parte do programa devem ficar atentas e acessar os sistemas de cadastro com frequência, para encontrar o cadastro liberado. Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





Endereço dos sites Portal Produção e Homologação

(Texto atualizado em 07/02/2020 às 05:39 pm)

Reunimos neste post o endereço dos sites do programa Aqui Tem Farmácia Popular, que são utilizados para realizar as vendas teste iniciais, e também para consultar vendas e realizar estorno de vendas pelo programa, para um determinado CNPJ.

Esses ambientes digitais são onde acontecem as transações de teste e operação de vendas do programa. É muito importante ter anotado esses endereços e URLs pois sempre é necessário acessar.

Confira os sites de Homologação e Produção do Farmácia Popular em 2020: Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular





Lista de medicamentos do Farmácia Popular atualizada 2020

(Texto atualizado em 17/07/2020 às 04:53 pm)

Ofereça os descontos de todos laboratórios para seus clientes. Veja os disponíveis para cadastro aqui.

Desde 2004, ano do surgimento do programa, é possível consultar a lista de medicamentos participantes do Aqui Tem Farmácia Popular. A listagem é disponibilizada em  formato PDF, com os nomes dos princípios ativos e código de barras, no site que reúne a comunicação oficial do programa.

Facilitamos a pesquisa disponibilizando a relação mais completa e recente com todos os itens do Farmácia Popular, atualizadas para o ano de 2020. Confira:

Listas do Farmácia Popular:

» Medicamentos para venda (copagamento)

» Medicamentos 100% gratuitos

» Fraldas geriátricas

» Todos os itens por princípio ativo

Caso esteja em busca da lista de preços e valores do Farmácia Popular, acesse aqui:

Lista de preços de cada medicamento:

» Listagem de preços

Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Farmácia Popular





Lista de preços Farmácia Popular atualizada 2020

(Texto atualizado em 17/07/2020 às 04:13 pm)

Ofereça os descontos de todos laboratórios para seus clientes. Veja os disponíveis para cadastro aqui.

A lista ou tabela de preços oficial do Programa Aqui Tem Farmácia Popular, um dos principais braços de distribuição de medicamentos no Brasil, deve ser mantida sempre atualizada no sistema da farmácia, evitando problemas de perdas com vendas não autorizadas e irregularidades como venda e cobrança incorreta devido a valores errados. Em excesso, essas situações podem ocasionar prejuízos nos repasses pelas vendas erradas e até mesmo disparar suspeita de fraude no monitoramento do SNA e DENASUS, responsáveis pelas auditorias do programa.

Veja detalhes sobre a alteração de preços no Farmácia Popular que passou a valer em 30 de abril/18: m2farma.com/blog/portaria-alteracao-valores-fp

A única lista oficial disponibilizada com valores de venda é a que consta dentro no Manual do Programa, porém esta listagem pode causar confusões pois são informados os valores da dosagem única de cada medicamento. É necessário calcular o valor conforme a quantidade de comprimidos ou doses, sendo comum erros  nos cálculos que acabam por causar prejuízos para farmácia e vendas realizadas de forma irregular. Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular





Novos medicamentos no Farmácia Popular: projeto de lei vem evoluindo

O projeto de lei que prevê a ampliação do Farmácia Popular, com a inclusão de novos medicamentos ao rol do programa vem evoluindo na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou a inclusão de medicamentos para disfunções tireoidianas, fibromialgia, artrite reumatoide, ansiedade e depressão no programa Farmácia Popular.

O projeto em questão é o 13/15, de autoria do deputado Lucas Vergilio (SOLIDARIEDADE-GO).

A Comissão é responsável por determinar se as propostas em tramitação na Câmara são compatíveis com o orçamento e o planejamento financeiro do País. O relator, deputado Glaustin Fokus (PSC-GO), avaliou que a proposta não traz prejuízos para as contas públicas. “Eventuais impactos futuros poderão ser considerados como irrelevantes”, disse.

O Deputado Fokus afirmou que parte dos medicamentos usados para as novas doenças incluídas, como analgésicos e anti-inflamatórios, já estão cobertos pelo Farmácia Popular. A proposta tramita em caráter conclusivo. Já foi aprovada pela comissão de Seguridade Social e Família e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Câmara dos Deputados


Palavras-chave , , ,
Farmácia Popular





Drogarias também reclamam de problemas do sistema do Programa Farmácia Popular

Após a denúncia da BandNews FM sobre falhas no Programa Farmácia Popular, funcionários de drogarias também reclamam de problemas do sistema do Ministério da Saúde. A iniciativa do governo federal oferece medicamentos considerados essenciais à população de graça ou com preço mais em conta.

Na última terça-feira, trouxemos relatos de vários ouvintes da rádio que não conseguem retirar os remédios. No dia, o Ministério da Saúde afirmou que eram problemas pontuais com as redes de farmácia Drogasil e Drogaria São Paulo. Porém, o gerente de loja Rafael Barbosa denuncia que o problema é antigo, que tentou adquirir medicamento em diversas farmácias e acabou desistindo+

A BandNews FM recebeu denúncias de funcionários de drogarias que dizem que o sistema da Farmácia Popular apresenta falhas constantes. O farmacêutico Gabriel Costa afirma que o problema é antigo, mas se agravou neste ano. Em novembro do ano passado, o sistema do Programa Farmácia Popular utilizado pelas farmácias passou por uma atualização.

O Ministério da Saúde informa que houve uma instabilidade pontual em algumas unidades e que essa situação foi regularizada com a nova versão que traz melhorias na segurança de acesso ao sistema.

Os problemas se deram quando houve a migração da estrutura do “Farmácia Popular”, iniciada em dezembro do ano passado, que ficou incompatível com os sistemas operacionais das farmácias. Desde que iniciou a mudança no sistema, a Pasta acompanha e vem solucionando os problemas relatados pelas unidades junto com as associações de farmácias de todo o País.

Fonte: BandNews


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





O Farmácia Popular está com sistema fora do ar?

(Texto atualizado em 19/06/2019 às 01:55 pm)

A receita é válida e você rapidamente conseguirá realizar a venda, imprimir os cupons comprovantes, coletar a assinatura do paciente e entregar a medicação. Mais uma venda rápida correndo tudo dentro do script.

Porém após digitar os dados e aguardar o retorno do sistema do farmácia popular, nada acontece: não tem retorno do sistema, aparentemente está fora do ar agora, e você não saberá se a venda foi realizada e registrada ou não.

O Farmácia Popular está com problema de sistema e não há muito o que se possa fazer.

Confirmar a falha da conexão

Não existe uma página oficial do programa Farmácia Popular que reúna um relatório de desempenho registrando os momentos de servidor indisponível ou falta de conexão, portanto, não é possível verificar em tempo real a situação do sistema como um todo.

Em geral, os problemas grandes costumam ser comunicados oficialmente por e-mail ou na página oficial do programa, e ocorrem em horários que amenizam as perdas de vendas. Os outros momentos sem sistema ou com dificuldade de conexão em geral são problemas momentaneos, mais locais (na sua internet, cidade ou região). Ao tentar novamente dentro de alguns minutos, a maioria dos problemas é resolvida e a conexão retomada normalmente, sendo apenas instabilidades da rede.  Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





É obrigatório: expor a lista dos medicamentos do FP

CCJ aprova exigência para farmácias populares exporem lista de remédios

As farmácias de todo País, que participam do Programa Federal “Farmácia Popular”, deverão afixar em suas dependências a relação de remédios contemplados por esse Programa.

A medida está no Projeto de Lei 37/2015 do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES), o qual foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

De acordo com Sérgio Vidigal, a Farmácia Popular do Governo Federal é essencial, pois garante mais assistência às populações de baixa renda. Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





Como cancelar ou estornar uma venda no Farmácia Popular

(Texto atualizado em 09/04/2019 às 06:17 pm)

Realizar o cancelamento ou estorno de uma autorização de venda no programa Aqui Tem Farmácia Popular pode ser necessário na devolução – quando o cliente desejar devolver um medicamento –  ou se houver algum erro de digitação ou informação errada na operação.

Confira no texto abaixo mais detalhes sobre o procedimento e o passo a passo geral necessário para realizá-lo.

 

Estorno da venda

Quando um cliente devolve o medicamento que comprou pelo Farmácia Popular, será necessário realizar o estorno daquela venda. A farmácia é responsável pelo procedimento, que deverá ser realizado no sistema de vendas da empresa. O procedimento varia conforme cada sistema de gestão, porém segue basicamente os seguintes passos: Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





Erro: dados bancários não preenchidos até o momento

Uma recente alteração nos sistemas do programa Aqui Tem Farmácia Popular tem ocasionado problemas e impedido a realização de vendas pelo convênio.

A mensagem de erro varia conforme o sistema utilizado para autorizar as vendas, porém o conteúdo da mensagem que é exibida como retorno ao tentar vender remete a atualização dos dados bancários no cadastro do Farmácia Popular. Veja na íntegra umas das mensagens encontradas:

“Identificamos que os dados bancários do seu estabelecimento não foram preenchidos até o momento. Favor atualizá-los o mais breve possível acessando o cadastro da Farmácia no Menu DADOS CADASTRAIS.”

Outra mensagem, no caso, “O sistema apresentou um problema interno, tente novamente.” também é exibida dentro do portal de produção do programa. Cada sistema poderá exibir o aviso de uma forma diferente, alguns na íntegra conforme publicado acima, outros em partes incompletas.

Conforme orienta o aviso, para solucionar a questão, é necessário acessar o portal do Farmácia Popular e realizar a atualização dos dados da empresa. Caso encontre dificuldades para a correção do problema, estamos a disposição para auxiliar: envie uma mensagem agora, deixe seu telefone para receber nosso contato ou ligue para (48) 3733-7690.


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





Ministério Público Federal obtém condenação de farmácia e gerentes por fraudes na prestação de serviços da Farmácia Popular

O MPF obteve vitória na ação de improbidade administrativa ajuizada contra o estabelecimento farmacêutico “Drogaria Vida e Saúde” do Município de Jacutinga/RS e seus proprietários em razão de fraudes praticadas na execução do Programa Farmácia Popular, custeada com recursos oriundos do Governo Federal.

A ação civil foi ajuizada com base em investigação realizada pelo Ministério Público Federal, com auxílio do Serviço de Auditoria do SUS no Rio Grande do Sul (SEAUD/RS), na qual foram identificadas diversas irregularidades no funcionamento do estabelecimento em relação à venda e controle dos medicamentos custeados pelo Programa Federal.

A auditoria realizada pela SEAUD identificou irregularidades na confecção dos cupons fiscais de venda dos medicamentos, nos receituários médicos retidos, no controle do estoque e nos registros de liberação dos medicamentos, resultando em divergências significativas entre os valores transferidos pelo Governo Federal à empresa e o que fora, comprovadamente, comercializado à conta da Farmácia Popular. O trabalho resultou, à época, no desligamento administrativo da empresa do Programa Federal e na obrigação de restituir ao SUS a quantia superior a R$ 190 mil. Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Farmácia Popular





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: