Medicamento de cannabis começa a ser vendido por delivery no Brasil

A farmacêutica brasileira GreenCare, controlada por um dos maiores fundos globais especializados em negócios de cannabis, Greenfield Global Opportunities, começou na semana passada a vender medicamento de cannabis medicinal no varejo por meio de delivery.

Com autorização sanitária obtida junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permitiu, então, que a empresa tenha localmente estoque desses itens, a companhia consegue encurtar de 30 dias para 48 horas o prazo de entrega do medicamento ao paciente. A saber, antes de obter essa autorização, a importação era feita diretamente pelos pacientes e demorava cerca de um mês até ser finalizada. 

Em 70% do território nacional, vamos conseguir retirar a receita azul (controlada) na casa do cliente em 24 horas após o pedido telefônico e retornamos com o produto no local depois de 24 horas“, explica o sócio e diretor comercial da empresa, Fábio Furtado. Ele ressalta que se trata do primeiro delivery de medicamentos à base cannabis do Brasil, um modelo já usado em outros países. Com a estratégia do delivery, feita por meio de call center dedicado, a expectativa da companhia é ampliar em 40% a base de clientes no prazo de um ano, presidente da farmacêutica e controlador do fundo. Hoje a empresa atende 20 mil pacientes. 

Quando a farmacêutica começou a desenhar o projeto de venda no varejo, chegou a cogitar a possibilidade de comercializar o produto no balcão da farmácia. No entanto, esse caminho está descartado no momento. Mattos diz que pesaram para a mudança de estratégia alguns fatores, como o relacionamento que a empresa já mantém com os clientes, muitos deles idosos e com dificuldade de ir até às farmácias. Todavia, também com a pandemia, muitos médicos começaram atender remotamente pacientes de outros Estados. 

“Percebemos a necessidade do cliente receber o produto dentro de casa.” Outro ponto que influenciou a decisão foi que, com o delivery, é possível manter a fidelidade da clientela. “Hoje já temos milhares de pacientes que se relacionam com os nossos canais de vendas e não há por que, neste momento, expô-los junto à concorrência no balcão da farmácia”, diz Mattos. 

O primeiro produto que começou a ser vendido por meio de delivery é o extrato de cannabis. Dessa maneira, então, a companhia planeja disponibilizar duas outras formulações para o varejo em outubro e dezembro. A expectativa, portanto, é de ter seis novos produtos à base de cannabis no ano que vem.

Fonte: Guia da Farmácia