Arquivo do blog

Suspenso lote do medicamento Somaflex (diclofenaco sódico)

suplemento suspenso anvisa


suplemento suspenso anvisa

A Anvisa determinou a interdição cautelar do lote 917278 do medicamento SOMAFLEX (diclofenaco sódico), 100mg, comprimido revestido, (Val. 11/2018), da empresa EMS após apresentar resultado insatisfatório no ensaio de aspecto. Veja a Resolução na íntegra:

 

“RESOLUÇÃO – RE Nº 2.818, DE 24 DE OUTUBRO DE 2017

A Gerente-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária, Substituta, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Portaria nº 973, de 14 de junho de 2017, aliado ao disposto no art. 54, I, § 1º da Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 61 de 3 de fevereiro de 2016;
Considerando o art. 23 da Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977;
Considerando o Laudo de Análise Fiscal inicial nº.613.1P.0/2017, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz/SP, em decorrência do programa PROVEME, referente ao medicamento Somaflex (di-clofenaco sódico), 100mg, comprimido revestido, lote 917278 (Val.11/2018), da empresa EMS S.A., que apresentou resultado insatisfatório no ensaio de aspecto, resolve:
Art. 1º. Determinar, como medida de interesse sanitário, em todo o território nacional, a interdição cautelar do lote 917278 do medicamento SOMAFLEX (diclofenaco sódico), 100mg, comprimido revestido, (Val. 11/2018), da empresa EMS S.A. (CNPJ 57.507.378/0003-65).
Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação e vigorará pelo prazo de noventa dias.

MARIÂNGELA TORCHIA DO NASCIMENTO”

 

Veja a Resolução na íntegra: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=110&data=26/10/2017

 

Fonte: Diário Oficial





Fábio Reis

Fundador do Pfarma.
Possui registro como Jornalista MTB 39014/RJ e Farmacêutico CRF-RJ 14376.



Palavras-chave , , , , , , ,
Mercado farmacêutico





Atrofia AME: requerido registro de medicamento novo

O pedido de avaliação do Spinraza (nusinersena) foi protocolizado na Anvisa nesta terça-feira (02/05/2017). A Agência já avalia dossiê apresentado para registro do produto.

A empresa Biogen Brasil Produtos Farmacêuticos Ltda protocolizou, nesta terça-feira (02/05/2017), o pedido para avaliação do Spinraza (nusinersena). O medicamento sintético novo é indicado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

A Anvisa está tratando o tema com celeridade e já avalia o dossiê de tecnologia farmacêutica, um dos documentos necessários para o registro do produto. Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
ANVISA





Acromegalia ganha tratamento inédito no país

O medicamento Signifor® LP (pamoato de pasireotida) recebeu, nesta segunda-feira (24/4), o registro da Anvisa. O produto é inédito no país e é indicado para o tratamento da acromegalia.

A acromegalia é uma doença que provoca o crescimento exagerado de algumas partes do corpo como as mãos e pés. A doença também pode causar mudanças no rosto das pessoas com a projeção da mandíbula, alargamento do nariz e espaçamento exagerado dos dentes.

Isso ocorre quando a glândula pituitária produz o hormônio do crescimento (GH) de forma irregular e em excesso. Além do crescimento de mãos e pés, outros sintomas da acromegalia são dores de cabeça e alteração da visão, rouquidão, entre outros. A acromegalia é uma doença rara, séria e debilitante que, em 95% dos pacientes, se origina de um adenoma hipofisário secretor de GH, ou seja, um tumor benigno na glândula pituitária.

A acromegalia é semelhante ao gigantismo. A principal diferença é que o gigantismo ocorre durante a infância e a acromegalia surge em pessoas já adultas.

Funcionamento e indicação do Signifor

O princípio ativo do Signifor é o pamoato de pasireotida. O medicamento foi registrado na forma farmacêutica de pó para suspensão injetável, nas concentrações de 20 mg, 40 mg e 60 mg.

O medicamento é indicado para o tratamento de pacientes adultos com nos casos em que a cirurgia do tumor hipofisário foi ineficaz ou não é uma opção viável. O produto é indicado também para pacientes que não estão adequadamente controlados com outros tratamentos disponíveis, como os análogos da somatostatina.

O SIGNIFOR® LP (pamoato de pasireotida) será fabricado pelas empresas Novartis Pharma AG e Synergy Health Däniken AG localizadas na Suíça, e a dona do registro do medicamento no Brasil é a empresa Novartis Biociencias S.A., localizada em São Paulo-SP.

 

Fonte: Portal Anvisa


Palavras-chave , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica





Dr. Cuco: aplicativo para pacientes que envolve médico, indústria e farmácia

noticia-marketing-farmaceuticoDr. Cuco ajuda doente a seguir tratamento e, assim, forma estatísticas para embasar estudos de comportamento; modelo de negócio prevê faturamento a partir de parcerias com empresas

Lembrar o paciente de tomar o medicamento na hora correta, auxiliar os operadores de saúde e os médicos no acompanhamento de doentes crônicos, ajudar nas vendas das farmácias e ser um canal de estudo mercadológico para a indústria farmacêutica. Essas são as premissas do aplicativo Dr. Cuco, criado por dois jovens em Florianópolis em 2015.   Leia mais ›


Palavras-chave , ,
Marketing Farmacêutico





Anvisa atualiza lista de antibióticos com a venda controlada no Brasil

Anvisa-atualiza-lista-de-antibióticos-com-venda-controlada-no-BrasilResolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualiza a lista de antibióticos com venda controlada no país. As novas substâncias incluídas na lista são: Besifloxacino, Rifabutina, Ceftarolina fosamila, Dactinomicina, Mitomicina, Nitrofural, Sulfacetamida Clorfenesina e Gramicidina. A nova determinação entrará em vigor a partir do dia 16 de dezembro de 2014. Com isso, a lista de antimicrobianos sujeitos à retenção de receita chega a 128 substâncias. Leia mais ›

Palavras-chave , , , ,
Mercado farmacêutico, Legislação e regulamentações





Mercado aberto: Remédio de grife

remédios-de-marca-continuam-popularesQuinze anos após a criação da Lei dos Genéricos, os remédios de marca continuam sendo mais populares no mercado brasileiro.

Levantamento da Orizon (empresa de soluções para o setor de saúde) aponta que 94% de seus entrevistados optam por esse tipo de medicamento. Foram consultadas cerca de 43,7 mil pessoas.

Leia mais ›


Palavras-chave , , ,
Mercado farmacêutico





Anvisa define normas para volta dos emagrecedores ao mercado

anvisa-normas-emagrecedoresAgência proibiu remédios em 2011, mas Congresso suspendeu decisão.

Para voltarem a ser vendidos, medicamentos precisarão de novos registros.

A Anvisa aprovou, nesta terça-feira (23), uma resolução que estabelece as normas para a volta dos inibidores de apetite ao mercado. Os medicamentos femproporex, anfepramona e mazindol deixaram de ser vendidos no Brasil em 2011, quando a Anvisa os proibiu. No início do mês, porém, o Senado suspendeu essa decisão, liberando os remédios novamente.

Leia mais ›


Palavras-chave , , , ,
Legislação e regulamentações





Estudo da IMS aponta, grandes farmácias ganham espaço mas não são maioria

brasil-mercado-farmacia-independente-crescimento-novos-pontos-vendaA participação de mercado das grandes redes de farmácias na venda de medicamentos e outros produtos como itens de higiene e beleza vem crescendo enquanto varejistas independentes perdem espaço. A conclusão é de estudo da IMS Distribution Studies divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

De acordo com a pesquisa, as farmácias geridas por grandes grupos devem deter 61% do volume total do mercado em quatro anos. O varejo farmacêutico é conhecido por sua fragmentação, mas movimentos de fusão e aquisição permitiram o surgimento de gigantes como a Raia Drogasil, a Brasil Pharma e a DPSP, fruto da união das Drogarias Pacheco e São Paulo.

Leia mais ›


Palavras-chave , , , , , , ,
Mercado farmacêutico





Novo padrão de registro na Anvisa

novo-código-medicamentos-anvisa

O código é uma espécie de RG dos medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acerta os últimos detalhes para a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM), que define os procedimentos para garantir a rastreabilidade de remédios em todo o País. Uma das medidas necessárias para que a nova norma entre em vigor acaba de ser cumprida.

A GS1 Brasil-Associação Brasileira de Automação incorporou o número do registro na Anvisa em seus padrões globais de automação. Este número é parte do IUM – Identificação Única do Medicamento, que é uma espécie de RG dos medicamentos, correspondente a cada unidade a ser comercializada no território brasileiro, e será gerenciado pela Anvisa.

“Antes da padronização, o número do registro na Anvisa não poderia ser codificado e interpretado mundialmente; agora, possui regras de formatação seguindo o que é adotado em todo o mundo”, explica a coordenadora de negócios da GS1 Brasil e responsável pelo grupo de trabalho da área de Saúde da entidade, Ana Paula Vendramini Maniero.

Fonte: Guia da Farmácia


Palavras-chave , ,
Legislação e regulamentações





A Imunidade das Farmácias

 m2farma-consultoria-para-farmacias

Todos os setores da economia global estão suscetíveis as variações abruptas impostas pelos períodos de crise financeira mas também duramente pela política econômica de seu país. Na contra mão do país um setor parece despontar como grande oportunidade de negócio. O Brasil viveu um período de considerável redução em sua taxa de juros, sendo que em Julho de 2011 registrava 12,50% e percorreu até Outubro de 2012 uma queda que apresentou a menor taxa recente fixada em 7,25% pelo Copom, Comitê de Política Monetária. Depois disto a taxa manteve-se estável por 5 meses quando apresentou movimento crescente, sendo que em Agosto de 2013 a taxa atingiu 9,00% enquanto o Banco Central Europeu (BCE) mantém sua taxa em apenas 0,50% e nos EUA (Federal Reserve) em 0,25%. o Brasil é atualmente um dos países com maior taxa de juros oficial em todos os continentes.

Ao mesmo tempo, o Brasil enfrenta sérias dificuldades com sua balança comercial onde não consegue manter uma posição confortável de superávit no seu fluxo cambial. Em Dezembro de 2012 foram US$ 6,75 bilhões retirados do Brasil além do valor que registrou entrada no mesmo mês. Este ano, vivemos um período consecutivo de grandes saídas onde no trimestre de Junho, Julho e Agosto houve a perda total de US$ 9,9 bilhões, sendo que, apenas no mês de Agosto, foram US$ 5,850 bilhões deixando o país além da soma que foi aportada na economia nacional; sendo o pior resultado de um mês de Agosto nos últimos 15 anos. Em resumo, o Brasil esta perdendo dinheiro. Leia mais ›


Palavras-chave , , , , ,
Mercado farmacêutico





Laboratório EMS coloca produto líder de vendas no Brasil à venda na Europa

laboratorio-EMS-exporta-inicia-exportacao-medicamento-brasileiro-gerovital-poli-vitaminico-na-europa-portugalLaboratório começou a exportar para Portugal o Gerovital, que é um polivitamínico e polimineral líder de vendas da EMS no Brasil.

​A EMS, maior laboratório farmacêutico do País, deu mais um passo em sua estratégia de crescer no mercado europeu.

A empresa começou a exportar para Portugal o Gerovital, que é um polivitamínico e polimineral líder de vendas da EMS no Brasil.
Nos próximos três anos, a empresa planeja ter 20% do mercado europeu neste segmento, avaliado em 49 milhões de euros.

Em território brasileiro, o produto já detém 21% de market share entre polivitamínicos com minerais.
Em 2005, a EMS foi a primeira farmacêutica brasileira a exportar medicamentos para a Europa.
A estratégia com o Gerovital é entrar por Portugal mas alcançar outros mercado no continente.

Fonte: O Estado de São Paulo


Palavras-chave , , , ,
Mercado farmacêutico, Indústria farmacêutica





Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: