Novo DNS do webservice do Farmácia Popular e GBAS

Na segunda feira dia 5 de novembro o Ministério da Saúde comunicou a todas as farmácias integradas ao programa Farmácia Popular, a mudança do DNS webservice de comunicação com o DATASUS e do sistema de segurança GBAS.

Já havia sido observado o constante aprimoramento dos sistemas SIFAP e DATASUS, que vêm evoluindo junto com o programa ao longo do tempo. Aos poucos vão sendo publicadas novas versões dos sistemas web, adequando-se a novas tecnologias de segurança e processamento dos dados online. Agora serão substituidos o webservice e o módulo GBAS para mais segurança na conexão.

 

Prazo para atualizar DNS

Foi dado um prazo de pouco mais de um mês para as farmácias se adequarem às mudanças, sendo que todos os computadores (terminais) que realizam vendas precisam ser atualizados para que continuem a realizar vendas após dia 10 de dezembro.

Inicialmente, segundo o MS, o prazo final para realizar a atualização do webservice era até dia 10 de dezembro de 2018. Passada essa data, o sistema antigo deixaria de funcionar e não seria mais possível realizar vendas.

Porém, provavelmente devido à pouca adesão por parte das farmácias e a falta de atualização, o prazo foi alterado para o dia 25 de fevereiro de 2019, conforme comunicado na página do Portal de Produção do programa. Após essa data (25/02/2019), o antigo DNS webservice, deixará de funcionar e todos deverão atualizar para o novo endereço para continuarem a vender pelo programa. Cada um dos terminais de venda precisam ser atualizados, um a um!

Atenção: O novo prazo para ajustar o DNS/webservice é 25/02/19

Como atualizar o DNS webservice e GBAS

Será necessário redirecionar a conexão para as novas URLs dentro do sistema autorizador de cada um dos terminais, nas configurações do sistema autorizador. Listamos os novos endereços dos webservices a seguir, para que possam ser atualizados os sistemas e as configurações de conexão:

Webservice DNS WSDL de Produção: 
https://farmaciapopular-autorizador.saude.gov.br/farmaciapopular-autorizador/services/ServicoSolicitacaoWS?wsdl

Webservice DNS WSDL de Homologação:
https://farmaciapopular-autorizador-homologacao.saude.gov.br/farmaciapopular-autorizador/services/ServicoSolicitacaoWS?wsdl

 

Links e ajuda

O sistema ainda nem mudou de forma definitiva e já vem apresentando problemas como a falha na hora de gerar novas senhas, demora na inserção e exclusão de concentradores, e como resultado algumas lojas estão ficando sem conexão de venda para vender pelo progama, esses motivos.

Após o prazo e quando a mudança for definitiva, existe uma grande tendência de muitos credenciados ficarem impossibilitados de realizar vendas por terem deixando os ajustes para a última hora. Antecipe-se e deixe tudo configurado para o novo webservice antes do fim do prazo! Conte com nossa ajuda se precisar de suporte.

O link da página do site oficial do Ministério da Saúde que reúne as informações oficiais sobre a configuração da comunicação com o DATASUS é o http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/farmacia-popular/sistema-de-vendas.

No site oficial ainda é possível encontrar o manual em PDF que orienta quanto as configurações do sistema autorizador para processar de maneira correta as informações do programa: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/novembro/01/procedimentos-adequacao-sistemafp2.pdf

Se necessitar de ajuda, conte com nosso suporte especializado para farmácias: atualizados seu sistema para que funcione com o novo webservice DNS do Farmácia Popular, saiba mais.