Padrões de qualidade em manipulação farmacêutica de produtos veterinários

No ambiente da manipulação de produtos, a qualidade é um elemento central para assegurar a eficácia e segurança dos medicamentos e preparações. Para isso, é essencial que os estabelecimentos que manipulam produtos sigam padrões rigorosos de organização, pessoal e infraestrutura, conforme estabelecido no Regulamento Técnico. Abaixo, destacamos alguns pontos-chave desse regulamento:

Estrutura Organizacional

Todo estabelecimento deve possuir um organograma que demonstre uma estrutura organizacional e de pessoal suficiente para garantir a qualidade dos produtos manipulados.

Responsabilidades e Atribuições

As atribuições e responsabilidades individuais devem estar formalmente descritas e compreendidas pelos envolvidos, garantindo autoridade suficiente para desempenhá-las.

Treinamento

Deve existir um programa de treinamento para todo o pessoal envolvido nas atividades do estabelecimento, com registros adequados. Isso inclui treinamento inicial e contínuo, enfatizando instruções de higiene e padrões de qualidade.

Saúde, Higiene e Conduta

Todos os funcionários devem ser orientados quanto às práticas de higiene pessoal, incluindo restrições ao uso de cosméticos, alimentos e outros itens na área de manipulação.

Infraestrutura Física

O estabelecimento deve contar com áreas exclusivas para armazenamento, manipulação, dispensação, controle de qualidade, entre outras. Esses ambientes devem ser protegidos contra contaminantes e possuir superfícies lisas e laváveis.

Controle de Qualidade

A área de controle de qualidade deve dispor de pessoal e equipamentos suficientes para realizar as análises necessárias.

Limpeza e Sanitização

Devem existir procedimentos escritos para a limpeza e desinfecção das áreas, equipamentos e materiais, com ênfase na prevenção de contaminação cruzada.

Insumos

Os insumos devem ser adquiridos de fabricantes/fornecedores qualificados e passar por inspeção no recebimento, garantindo sua integridade e qualidade.

Água

A água utilizada na manipulação deve ser tratada para atender às especificações farmacopeicas, com monitoramento regular da qualidade.

Manipulação e Rotulagem

Devem existir procedimentos operacionais escritos para manipulação e rotulagem de produtos, garantindo sua identificação correta e segurança na utilização.

Não deixe de garantir a regularização do seu negócio e o cumprimento das normas estabelecidas pelo MAPA. Conte conosco para ajudá-lo(a) nessa importante etapa, a M2 Farma pode lhe auxiliar, com nossos 10 anos de experiência comprovada podemos agilizar os trâmites, garantindo seu cadastro junto ao MAPA. Entre em contato clicando aqui e um de nossos especialistas entrará em contato com você.