Sete Lagoas investe em usina de oxigênio para pacientes com COVID-19

Depois que vários municípios brasileiros passaram por crises de abastecimento de oxigênio durante a pandemia do coronavírus, Sete Lagoas investiu na instalação de uma usina própria, capaz de produzir 17 metros cúbicos do gás medicinal por hora.

Siga nosso instagram: https://www.instagram.com/panoramafarmaceutico/

Segundo a prefeitura, além da segurança, haverá economia para o município.

A usina foi operada pela primeira vez nessa segunda-feira (24/5), e, inicialmente, fornecerá oxigênio para 24 leitos de enfermaria exclusivos para casos de COVID-19. Ela foi instalada na nova unidade de saúde que está sendo preparada, onde antes funcionava a sede da Guarda Municipal (Rua Major Castanheira).

‘Vamos economizar quase R$ 50 mil por mês de recursos que seriam gastos na compra de oxigênio. Em menos de dois anos este investimento estará recuperado’, avaliou o prefeito Duílio de Castro (Patriota). A usina é capaz de produzir 17 metros cúbicos de oxigênio por hora e, em breve, estará operando com sua capacidade máxima. ‘Esta usina vai permitir uma independência neste tipo de suporte e depois ela será transferida para o Hospital Municipal. O mais importante, neste momento, é garantir o abastecimento desta unidade onde serão inaugurados novos leitos clínicos’, explica o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta.

Pandemia em Sete Lagoas De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira(25/5), houve um aumento de 0,6% nas notificações de casos suspeitos nas últimas 24 horas. Sete Lagoas chega a 18.888 casos positivos. Até o momento, são 484 óbitos por COVID-19. Dois óbitos em decorrência de complicações da doença foram confirmados nessa segunda-feira (24/5): uma mulher de 57 anos, que estava internada na Unimed, e um homem de 43, que estava no Hospital Municipal. VacinaçãoA campanha Vacinação Solidária segue no município. De forma voluntária, quem se vacina pode doar alimentos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. Desde 6 de abril, quando teve início a campanha, até 19 de maio, já foram arrecadadas mais de 5,3 toneladas de alimentos. Nesta quarta-feira (26/5), dois grupos recebem a 2ª dose da vacina. Profissionais da assistência à saúde e idosos que tomaram a 1ª dose da Astrazeneca/Oxford até 26 de fevereiro receberão a 2ª dose no estacionamento do Unifemm (entrada pela rua Pedra Grande), das 8h30 às 16h.

Documentos necessários: comprovante de vacinação da 1ª dose – Astrazeneca, cartão SUS e CPF. Já quem recebeu a 1ª dose da Coronavac até 17 de abril recebe a 2ª dose na Drogaria Drogasil (Av. Villa Lobos, 622, Jardim Cambuí), das 8h30 às 16h. Documentos necessários: comprovante da 1ª dose (Coronavac/Butantan) e cartão SUS ou CPF. Aos poucos, o cronograma está sendo regularizado devido ao envio de doses pelo governo federal e distribuição do governo de Minas às regionais de Saúde.

Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção devem solicitar a vacina em domicílio ligando para o ESF mais próximo. Informações: (31) 3773-2576. Até esta segunda-feira (24/5), receberam a 1ª dose da vacina 50.701 pessoas (21% da população). A 2ª dose já foi aplicada em 24.253 pessoas (10% da população). Um novo quantitativo de doses da vacina deve chegar esta semana a Sete Lagoas e mais um cronograma de vacinação será anunciado nas redes sociais oficiais da prefeitura.

Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades Como funciona o ‘passaporte de vacinação’?Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.

Quais os sintomas do coronavírus? Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19: Em casos graves, as vítimas apresentam

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

Mitos e verdades sobre o vírusNas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Fonte: MSN Brasil

Veja também: https://panoramafarmaceutico.com.br/2021/05/10/plano-gratuito-da-clinicarx-viabiliza-servicos-clinicos-em-pequenas-farmacias/