Tinta específica ajuda na rastreabilidade de medicamentos

A Domino Printing, representada no Brasil pela Sunnyvale, conta com tinta específica para atender às demandas da rastreabilidade de medicamentos. As codificadoras com tecnologia TermoInkJet (TIJ) trabalham com a tinta BK652 que traz como destaques rápida secagem, contraste e a durabilidade de leitura dos dados codificados nas embalagens dos remédios.

A tinta especialmente desenvolvida e fabricada pela Domino para o setor farmacêutico apresenta um contraste excepcional, com isto é possível trabalhar inclusive com resoluções menores alcançando ótimo Grade para Datamatrix, tipicamente Grade A. “Uma melhor autonomia resulta em um menor custo de impressão e um maior Up Time da linha de produção. Estes são alguns benefícios quando se consegue garantir boa qualidade mesmo com baixa resolução”, comenta o João Fortes, gerente de produto da Sunnyvale.

Podemos destacar também que a BK652 conquistou o certificado BlueWow 5 do Smithers Pira Institute, isto significa que a durabilidade e o contraste da tinta são garantidos por toda a vida útil do medicamento e ainda se manterá por aproximadamente um ano após o vencimento. “Este é um detalhe importantíssimo na escolha do codificador a jato de tinta, pois em testes pode-se constatar que muitos fornecedores não se preocupam com este detalhe e, se não houver a garantia, há um grande risco de recall de medicamentos devido a leitura do Datamatrix ser prejudicada ao fim da validade do medicamento”, complementa João Fortes.

Fonte: Panorama Farmacêutico