Vendas de remédios crescem 18% em outubro

Crescem as vendas de medicamentos em outubro de 2012

Alta de 18,1% nas vendas em relação a outubro de 2011. Já os medicamentos genéricos cresceram 21,29% comparado ao mesmo período do ano passado.

As vendas de medicamentos fecharam outubro com alta de 7,6% em relação a setembro e de 18,1% na comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados da IMS Health compilados pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais (Abradilan). Os genéricos cresceram 7,3% em relação a setembro e 21,29% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Para o diretor-executivo da Abradilan, Geraldo Monteiro, o crescimento das vendas dos medicamentos genéricos é visível no mercado brasileiro. “O medicamento genérico ganhou a confiança da população, que passou a cuidar melhor da saúde sem ter de abrir mão de outras prioridades, como alimentação, educação, moradia”, comentou o executivo, em nota oficial. “Tanto é verdade que, de acordo com dados do IMS Health, já representam 26,5% do total das unidades de medicamentos vendidos no Brasil”, acrescentou.

De acordo com a entidade, os associados regionais, que representam 22% na participação da distribuição dos genéricos, sentiram o impacto positivo da movimentação nas vendas devido à grande fatia que atendem nas farmácias e drogarias em todas as regiões do País.

Atualmente, os associados da Abradilan distribuem medicamentos em 82% das cidades do Brasil, com visitação a 77% das 71 mil farmácias e drogarias, sendo 82% na Região Sudeste, 75% na Região Sul, 80% na Nordeste, 83% na Centro-oeste e 34% no Norte do País.

Fonte: DCI e O Estado de São Paulo