Vigilância Sanitária lança manual de insumos farmacêuticos

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Insumo farmacêutico ativo é a substância que dá ao medicamento a sua característica farmacêutica.

Medicamentos

O Manual de Análise de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFA) está disponível online para interessados e fabricantes sobre o registro de insumos. A publicação foi lançada em 26 de junho pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O insumo farmacêutico ativo é a substância que dá ao medicamento a sua característica farmacêutica, ou seja, o que faz que um medicamento funcione.

Para a elaboração do manual, foi considerada a legislação sanitária atual do País, o modelo de análise doInternational Generic Drug Regulators Programme (IGDRP), e a experiência da Anvisa no Programa de Pré-Qualificação de Medicamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Manual de IFAs também considera os guias das principais autoridades no mundo sobre o tema: International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use (ICH); Agência Europeia de Medicamentos (EMA); Organização Mundial da Saúde (OMS); Diretoria Europeia para Qualidade de Medicamentos (EDQM) e a Agência de Saúde do Canadá.

Atualização contínua

Mesmo em processo contínuo de construção, o manual traz transparência ao procedimento de análise de registro de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), além de ser mais uma ferramenta para agilizar os processos de trabalho na Anvisa, reduzindo o número de exigências técnicas e, consequentemente, o prazo de análise dos dossiês.

O processo regulatório das IFAs é complexo e, por isso, é importante que os solicitantes de registro de IFAs e fabricantes atuem de forma pró-ativa, dando acesso à documentação completa dos seus produtos. Dúvidas, correções e sugestões podem ser enviada para o endereço coifa@anvisa.gov.br, por meio da associação que representa a empresa.

 

 

Fonte: Portal Brasil.gov

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , ,
Indústria farmacêutica
0
Conectando
Por favor, aguarde...
Como podemos ajudar?

Envie uma mensagem com sua dúvida, logo retornaremos para você:

* Nome
* E-mail
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line

Como podemos ajudar?

Estamos on-line, fique à vontade para iniciar uma conversa com a M2Farma.

* Nome
* Email
Telefone
* Mensagem
Atendimento on-line
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: