Anvisa completa 18 anos de atuação

Atuação está em consonância com o papel de promover e proteger a saúde da população brasileira.

Nesta quinta-feira (26/01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa completou 18 anos de sua criação, através da Lei nº 9.782. E há muito o que se comemorar. Nesses 18 anos, a Anvisa conquistou respeitabilidade e reconhecimento junto aos brasileiros e se consolidou como uma das mais relevantes agências reguladoras em todo o mundo.

Nessas quase duas décadas de atuação, buscou-se a ampla participação da sociedade, organizada ou não, nas decisões adotadas pela Agência. Esse processo transparente é prioridade para a Anvisa e compõe a visão estratégica da Agência.

No tocante à utilização das melhores práticas científicas internacionais, merece destaque a presença cada vez mais atuante da Anvisa em fóruns internacionais de discussão. A Agência deixou de ser mera incorporadora de práticas já adotadas em outros países e passou a exercer um papel protagonista na discussão e formulação de novas estratégias regulatórias.

Vale salientar que o protagonismo alcançado pela Anvisa jamais seria possível sem a excelência de seu corpo técnico. Ao longo dos anos, a Agência investiu fortemente em capacitação, com vistas ao acompanhamento da evolução tecnológica mundial, sempre com foco no controle de riscos sanitários e nas consequentes medidas para mitigar tais riscos.

Tudo em consonância com o principal papel da Anvisa, que é promover e proteger a saúde da população brasileira.

Diretores da Anvisa falam sobre os 18 anos de atuação da Agência.

 

Fonte: ANVISA​