25/10: Dia Nacional do Odontologista

A saúde bucal é tão importante quanto a saúde mental e corporal. Por essa razão, os odontologistas são fundamentais na garantia com o cuidado da boca.

Devido à importância destes profissionais, criou-se o Dia Nacional do Odontologista. A data foi escolhida, pois, em 25 de outubro de 1884, assinou-se o Decreto de Lei nº 9.311, responsável por fundar os primeiros cursos de odontologia no Brasil.

Esta homenagem aos profissionais também tem como objetivo a conscientização da população sobre a necessidade de higiene bucal, a troca de boas práticas e a disseminação de informações sobre o assunto.

Destre outras dezenas de atividades, os odontologistas:

  • Vistoriam a saúde da boca, bochechas, gengivas, dentes e língua;
  • Realizam a limpeza bucal;
  • Detectam danos causados por mau hábitos (como o fumo);
  • Identificam e tratam doenças bucais;
  • Realizam cirurgias dentárias;
  • Educam as pessoas sobre as melhores práticas bucais.

 

O Projeto de Lei nº 192/2017, que determina a obrigatoriedade da assistência odontológica a pacientes internados em hospitais públicos e privados de Santos, foi sancionado pelo prefeito do município, em 05.09.

Elaborado por Braz Antunes, cirurgião-dentista e diretor em Santos do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), o projeto tem como principal objetivo melhorar as condições de vida do paciente que está acamado.

Segundo Antunes, a presença do cirurgião-dentista nas equipes de atendimento ao paciente internado contribui para diminuição do risco de infecções, do tempo de internação e da quantidade de medicamentos prescritos.

No caso de pacientes oncológicos que fazem quimioterapia, há ainda a diminuição da mucosite, uma inflamação que provoca feridas na boca e é recorrente em quem faz o tratamento.

Santos é a segunda cidade do Estado, além da Capital, a contar com legislação voltada para Odontologia Hospitalar, habilitação que foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia em 2015.

O Projeto de Lei nº 192/2017 foi discutido e aprovado pela Câmara Municipal de Santos em agosto deste ano. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) acompanha as ações voltadas à saúde bucal em todo o Estado e considera a aprovação do projeto um exemplo para os demais municípios paulistas.

Parabéns a todos os odontologistas pelo dia e obrigado pelo cuidado prestado!

Participe do Curso do IBES que vai prover a expertise para a implementação de Escritórios da Qualidade em organizações de saúde. Inscreva-se aqui!

Neste episódio, Aléxia Costa aborda algumas questões sobre a importância, necessidade e viabilidade do uso de ferramentas para a melhoria continua da qualidade nos serviços de saúde