30 dicas para melhorar a organização de produtos na farmácia

Para aumentar as chances de conquistar os clientes e obter bons resultados de vendas nos negócios é importante ter uma boa organização de produtos na farmácia, além de uma padronização para expor os itens no ponto de venda.

Uma boa exposição e organização de produtos na farmácia, com os itens expostos de forma ordenada e fácil identificação das categorias conquista os consumidores e ajuda na fidelização do cliente.

A gestão de uma loja exige atenção a muitos detalhes que podem fazer a diferença nos resultados. Além dos conhecimentos sobre varejo, é fundamental sempre consultar a legislação sobre propaganda e exposição de produtos na farmácia.

A correta exposição dos itens e a utilização do mobiliário adequado ajudam na organização de produtos na farmácia e influenciam no resultado do negócio. Confira 30 dicas que podem ajudar você na organização de produtos na farmácia para ter resultados cada vez melhores:

Os produtos líderes de categoria geralmente são expostos no final dos corredores e em locais distantes da entrada da loja. Esse tipo de organização de produtos na farmácia estimula o cliente a entrar na loja e conhecer outros itens ofertados no caminho. Exponha os itens que geram alto tráfego na farmácia próximo dos locais que são pouco frequentados no ponto de venda.

Organize a exposição de produtos na farmácia de forma padronizada em que todos os itens estejam com o melhor lado da embalagem para frente, ou seja, voltado para a visão do cliente. Priorize a organização de produtos na farmácia em que as embalagens estejam expostos com os nomes e as marcas bem visíveis.

É importante checar se todos os preços estão posicionados abaixo dos produtos corretos, para evitar confusão de informações junto ao cliente. Agrupe as subcategorias e os sabores em ordem crescente de demanda, ou seja, coloque primeiro na visão do cliente os itens que vendem mais.

Nas gôndolas, uma dica é posicionar as embalagens menores nas prateleiras que estão na altura do quadril e as maiores nos expositores mais baixos. Na ponta de gôndola, verifique se os três lados do mobiliário possuem produtos virados para o consumidor.

Nos expositores, evite organizar os produtos com os lados menores da embalagem para frente. Um erro comum na organização de produtos na farmácia é posicionar os itens da mesma categoria separados em diferentes prateleiras. É muito importante para a experiência de compra do consumidor que esses produtos estejam juntos, assim ele consegue optar pelo que melhor atende a necessidade naquele momento.

Evite reservar grandes espaços nas gôndolas para os produtos de baixo giro. É importante ressaltar que ter um bom mix de produtos para oferecer maior gama de opções ao consumidor é fundamental. Mas, vale lembrar que ter clareza dos produtos que realmente têm maior rotatividade e essencial para a estratégia de reposição e de vendas.

Expor os produtos de alto giro em uma altura abaixo do joelho do cliente ou atrás de balcões de vidro pode desestimular a compra pelo consumidor. Dar destaque para esses produtos é fundamental para o resultado de vendas.

Distribua os produtos conforme os setores da farmácia e certifique-se que a sinalização está clara para o facilitar a procura do produto na loja pelo cliente.

Evite deixar apenas uma embalagem de cada produto exposto na gôndola. Isso dá a impressão que o produto está acabando ou saindo de linha. Manter o mobiliário da loja bem abastecido é fundamental para uma boa organização de produtos na farmácia.

É sempre bom evitar o excesso de ilhas promocionais na farmácia. Use a estratégia de forma objetiva. É imprescindível ter clareza na estratégia de PDV. Certamente é mais assertivo investir numa estratégia bem desenhada do que fazer várias ações para tentar acertar o que pode dar certo. Isso acaba gerando certa confusão na cabeça do consumidor, que não sabe no que realmente deve prestar atenção em relação ao que a loja está comunicando.

As promoções e ofertas precisam estar precificadas com todas as informações visíveis ao consumidor.

Cuidar da limpeza das embalagens e mobiliário, assim como da frente da loja, balcões e do chão é fundamental para garantir um visual agradável no ponto de venda.

Produtos deitados, de lado ou mal expostos dificultam a visualização do nome e/ou da marca, o que pode desestimular a compra pelo consumidor. Lembre-se que a organização de produtos na farmácia é extremamente importante para aumentar o ticket médio dos clientes enquanto eles circulam pela loja em buscam do que vieram comprar.

Evite colocar cestões de ofertas ou produtos expostos muito próximos à entrada da farmácia. Coloque-os há pelo menos 1 metro para dentro do ponto de venda.

Coloque apenas um tipo de produto em cada cestão de ofertas. Isso melhora a visibilidade para o consumidor e estimula a compra.

As pontas de gôndola são os locais mais atrativos para exposição de produtos na farmácia. Uma dica é utilizar esse espaço para colocar lançamentos e ofertas sazonais relacionadas com as datas comemorativas.

As mercadorias expostas devem estar bem alinhadas e sem a mistura de embalagens. Assim a visão do cliente dessa categoria nas prateleiras fica mais agradável e ele consegue visualizar melhor cada tipo de produto.

Evite expor os produtos de mesma cor de embalagem muito próximos um do outro, isso dá a sensação de monotonia ao cliente.

Nas gôndolas, o ideal é separar as cores das embalagens semelhantes e arrumar as caixas por tamanho. Faça a organização de produtos de forma vertical e sequencial.

Após a arrumação de todos os produtos no ponto de venda, é interessante observar a loja e ter uma visão geral de todos o espaço de vendas para analisar se as composições e comunicações estão em harmonia e não causam confusão de entendimento aos clientes que entram e circulam pela drogaria.

Coloque próximo à porta da farmácia itens que chamem a atenção dos clientes. A escolha do tipo de produto vai depender do perfil do público que a farmácia atende. Por exemplo, se a drogaria tem um formato popular, os produtos mais indicados para exposição na entrada da loja são os de baixo custo e alto giro.

Instale luminárias de qualidade em toda a drogaria. A iluminação valoriza a exposição dos produtos na farmácia e melhora a experiência de compra do consumidor. Lembre-se que a sua loja é um estabelecimento de saúde. Portanto, a iluminação é fundamental. Se quiser chamar a atenção da população que circula pela calçada, uma loja escura certamente terá o efeito contrário.

Use as vitrines para expor produtos chave e alavancar as vendas na farmácia. Cuidado para não misturar muitos elementos e não causar poluição visual.

Não coloque medicamentos tarjados nos cestões ou em outros locais fora do balcão. Verifique sempre o que é permitido na legislação. É preciso ter em mente que a fiscalização em algumas cidades é bastante forte e expor produtos controlados no autosserviço pode gerar problemas para a sua drogaria.

O treinamento de toda a equipe de colaboradores é fundamental para manter a organização e abastecimento da loja. É papel da equipe arrumar as prateleiras e sempre repor os produtos quando necessário. Isso ajuda a evitar que o produto não esteja na prateleira quando o consumidor procurá-lo.

Muitos gestores se preocupam apenas com as estratégias de preços, mas uma boa exposição e organização de produtos na farmácia também são fundamentais para garantir a prosperidade do negócio. Utilize as dicas na sua farmácia e boas vendas!

Fonte: Farmarcas