Abradilan garante abastecimento de farmácias de forma ininterrupta

A Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) informou que os seus 141 associados, que constituem 81 grupos farmacêuticos, cobrem 90% dos municípios brasileiros e atendem 90% das farmácias do País.

Vinicius Andrade, presidente da entidade, fala sobre a atuação dos associados: “Aproximadamente 65% de tudo o que é comercializado pelo varejo farmacêutico passa pela Abradilan. Quando falamos em medicamentos genéricos e similares, 45% de tudo que é comercializado no Brasil é abastecido pela Abradilan. O crescimento é constante e muitos associados estão expandindo e atuando em até nove estados”.

De acordo com o executivo, o diferencial da empresa é que ela conhece a fundo a regionalidade dos mercados e garante que os medicamentos cheguem aos pontos de venda, de forma que as farmácias abasteçam o consumidor final ininterruptamente.

Além disso, o distribuidor vende mais do que a caixa de medicamento, se preocupando com a saúde financeira da farmácia, investindo na qualificação do varejista. Essa atenção faz parte do planejamento estratégico da Abradilan há anos, já que o desafio das independentes é justamente a gestão e o acesso à informação.

“O distribuidor é o grande elo e o grande transportador de informação. Precisamos atuar como verdadeiros consultores para prosperar e gerar valor ao cliente, fornecedor e funcionários. Não pode ser uma relação transacional, só de compra e venda”, completa Andrade.

Em relação à inadimplência no setor de distribuição, o presidente da Abradilan informa que está no melhor momento, o que significa que a saúde financeira das farmácias independentes está melhor do que antes e foi impulsionada pela pandemia.

Veja também: Conferência da Febrafar em parceria com Abradilan é adiada para 14 e 15 de abril

Fonte: Revista da Farmácia