Anvisa proíbe venda de remédio para emagrecer, sem registro, vendido pela internet

Vendido pela internet como medicamento auxiliar na perda de peso, o Sibuterol teve fabricação e venda proibidas pelo fato de não ter nenhum registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A reguladora lembra que qualquer produto que diz ter ações terapêuticas é considerado medicamento e precisa de registro para ser fabricado e comercializado. Sem passar por esse processo, não há garantia de eficicácia e qualidade do produto, além de alto risco à saúde.

A Anvia determinou ainda a apreensão e a inutilização, em todo o território nacional, das unidades do produto disponíveis no mercado.

Divergências qualitativas e quantitativas de formulações e ausência de ingredientes, em desacordo com a fórmula do produto, o que pode afetar sua eficiência foi um dos motivos que levaram a Anvisa a decidir pela suspensão da distribuição, divulgação e comercialização de dez produtos cosméticos fabricados pela Biotec Cosméstivos. A fabricante será obrigada a recolher do mercado os produtos notificados.

Segundo a Anvisa, a empresa liberou os produtos para venda antes da conclusão de todos os ensaios microbiológicos e em desacordo com os parâmetros microbiológicos estabelecidos pela reguladora. A Biotec também não notificou a agência das alterações da formulação.

Estão suspensos os seguintes produtos:

  • Needs sabonete líquido erva doce, lote 14073
  • Needs sabonete líquido maracujá, lote14999
  • Needs sabonete líquido lavanda, lote15003
  • Needs desodorante hidratante corpo amêndoas, lote 14622
  • Needs sabonete antibacteriano cremoso erva doce, lote15045
  • Biohair shampoo pós-química, kit 350ml, lote 14772
  • Biohair creme de tratamento intensivo detox antipoluição, lote 16.425
  • Óleo capilar Relvazon vitamina A, lote 14677
  • Relvazon shampoo queratina, lote 16439
  • Relvazon antitransparante roll-on women active emotion, lote 15376.

A Anvisa orienta os consumidores que fazem uso dos produtos suspensos a entrarem imediatamente em contato com o serviço de atendimento ao cliente da empresa, para instruções a respeito do recolhimento e da substituição dos produtos, por meio do telefone (34) 3222-4412 e do email sac@biotec.ind.br. Outros produtos e lotes da empresa Biotec não listados aqui estão liberados.

A orientação da agência, no caso de confirmação de um produto irregular ou falsificado, que o consumidor informe à Ouvidoria ou ligue para a central da reguladora no 0800 642 9782. Entre as informação que devem ser fornecidas estão o nome do produto e do fabricante e o local de aquisição do produto. A Anvisa pede que, sempre que possível, o consumidor envie uma amostra do produto para que as ações cabíveis sejam adotadas.