Anvisa registrou 780 casos de intoxicação por pomadas de cabelo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já registrou até o momento 780 de casos de intoxicação causada pelo uso de pomadas modeladoras de cabelo. As reações adversas mais comuns foram inflamação na córnea, dor ocular e ardência, sensação de corpo estranho nos olhos e perda da acuidade visual.

De acordo com a Anvisa, mais de três mil atendimentos oftalmológicos foram registrados em um único hospital na cidade do Rio de Janeiro até o dia 7 de fevereiro. Destes, 685 foram relacionados diretamente às pomadas.

As informações se tornaram públicas na última sexta (17/2), em uma reunião da Anvisa com as empresas responsáveis pela produção dos cosméticos. O objetivo do encontro foi esclarecer sobre o andamento das investigações que buscam a causa das reações graves desencadeadas pelas pomadas capilares.

Desde o dia 10 de fevereiro, a comercialização de todas as marcas de pomadas para modelar, fixar ou trançar cabelos está suspensa. Em nota, a agência afirmou que “a decisão foi adotada tendo em vista o aumento do número de casos de efeitos indesejáveis graves associados ao uso desse tipo de produto e a proximidade dos festejos do Carnaval”.

Fonte: Metrópoles