Aplicativo para acompanhar o Farmácia Popular

O mundo informatizado torna o nosso dia a dia cada vez mais prático. Traz comodidades como fazer pagamentos bancários usando a internet ou aplicativos de celular, alugar filmes e séries sem precisar sair de casa além de outras inúmeras possibilidades.

E foi pensando no conforto do cidadão que o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) do Ministério da Saúde disponibilizou o Meu DigiSUS, um aplicativo disponível para smartphones com sistemas IOS e Android. A ferramenta possibilita ao usuário acompanhar o histórico de consultas, exames e procedimentos, verificar a situação vacinal, por exemplo.

Para o diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde, Guilherme Teles, o aplicativo vai reduzir custos e diminuir as filas presenciais nas estruturas físicas nos estados e municípios. “A transformação digital é uma realidade. E o aplicativo mobile é uma chave fundamental para esse cenário de mudança. O Meu DigiSUS veio pra aproximar nosso cidadão, nosso usuário do SUS com o serviço de saúde”, opinou Telles.

Quem pode usar?

A ferramenta pode ser usada por gestores dos serviços de saúde, profissionais da saúde e pela população que recebe assistência do SUS. Telles explica que por meio dessa plataforma móvel, é possível acessar o histórico de saúde do usuário otimizando assim o atendimento prestado. “Isso possibilita o compartilhamento de informações clínicas do paciente. Seja o paciente de São Paulo, Curitiba ou Rio de Janeiro, se precisar ser atendido fora da cidade em que vive, o médico tem acesso a todas as informações históricas, exames laboratoriais…e com isso, ele consegue ampliar em muito a atuação e ter uma resolutividade muito maior”, explicou Telles.

Até o momento cerca de 50% das Unidades Básicas de Saúde já estão informatizadas – ao todo são 19.788. Mas nas unidades que ainda não possuem o sistema integrado ao Meu DigiSUS, o usuário tem a opção de compartilhar as informações com os profissionais de saúde usando o próprio telefone celular. “O cidadão tem todo o histórico da vida dele como paciente do SUS na palma da mão”, afirma o diretor do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), do Ministério da Saúde, Guilherme Telles. O diretor reforça que tudo que é registrado por meio do aplicativo é confidencial. “As informações são intransferíveis e 100% seguras. De total poder do cidadão. Só serão transferidas quando ele disponibilizar para o médico em questão, se necessário”, assegurou.

 

Como funciona

Ao fazer o download, escolha a opção Primeiro Acesso e faça o cadastro usando informações básicas como CPF, nome da mãe e e-mail. Em seguida, insira o código de verificação –PIN –enviado ao e-mail informado. Só assim será possível navegar pela plataforma.

O aplicativo está dividido em seis ícones: Minha Saúde, Serviços de Saúde, Medicamentos, Atendimento SUS, Ouvidoria SUS e Acesso ao Cartão Nacional de Saúde. O que permite organizar as informações de um jeito prático e fácil para buscas rápidas.

 

Conheça os ícones

Aqui você coloca seus dados pessoais (nome, e-mail, CPF, Cartão Nacional de Saúde, data de nascimento, peso, altura e tipo sanguíneo), registra alergias e contatos de emergência. Essas informações agilizam o atendimento em caso de emergência. Isso porque por meio do seu CPF, o serviço de saúde do SUS consegue acessar esses dados e tomar as providências necessárias.

Na opção Meus Medicamentos, também na aba Minha Saúde, é possível controlar o uso de remédios (nome, dose, horários) bem como acessar o registro dos medicamentos recebidos pelo programa Aqui tem Farmácia Popular.

E na opção meus exames é possível registar os resultados de pressão e glicose de cada consulta e, assim, ter um melhor controle de sua saúde.

Além disso, você pode manter o registro do profissional que lhe atende. Basta clicar na opção adicionar profissional. Você precisa do CRM, estado de atuação e órgão regulador.

Serviços de Saúde: Nesta página você consulta os estabelecimentos de saúde mais próximos à sua localização. É só escolher a opção: posto de saúde, maternidade, Farmácia Popular, academia da saúde, CAPS, entre outros. Ao fazer a seleção do local desejado, uma tela com número de telefone e mapa em tempo real abre e lhe ajuda a chegar até lá. Também é possível salvar os locais mais usados ou aquele que você precisará no dia seguinte.

Medicamentos: Essa área é dedicada a usuários do programa Aqui tem Farmácia Popular. Aqui é possível acompanhar os medicamentos solicitados e registar aqueles que estão em uso.

Atendimento SUS: Nessa aba você pode acompanhar todo o seu histórico de consultas e exames realizados na Atenção Básica. Em atualizações futuras, você também poderá registrar atendimento domiciliar, atendimento odontológico, pré-natal e outros. Além de acompanhar a ordem de chamada para exames.

Por fim o último ícone, no futuro, dará acesso 24 horas ao serviço de ouvidoria do SUS, onde você poderá avaliar o atendimento prestado, registrar elogios, sugestões e reclamações. No momento, por meio dessa opção é possível encontrar um ícone que dá aceso direto ao Disque Saúde 136.

 

Fonte: Ministério da Saúde