Brasil receberá pílulas contra Covid em outubro

Segundo informações do Ministério da Saúde ao jornal O Globo, o governo federal está negociando a compra de medicamentos antivirais de duas multinacionais da indústria farmacêutica. Os remédios já passaram pelo crivo da Anvisa e o Ministério já assinou o primeiro contrato com a Pfizer. Espera-se nas próximas semanas a chegada das primeiras remessas do Paxlovid. O órgão não confirma a quantidade, mas a projeção é que o acordo contemple a distribuição de 100 mil unidades em um primeiro momento.

Já a MSD não teve o aval para entrar na rede pública com o antiviral Molnupiravir. Mas a farmacêutica norte-americana está organizando os trâmites para oferecer o medicamento na iniciativa privada, ainda na primeira quinzena de outubro. Além de clínicas e hospitais, farmácias também receberiam as pílulas contra Covid, conforme afirmou o diretor de negócios Mário Ferrari. “Entendemos que há uma população desassistida, porque ainda não há tratamento antiviral disponível”, ressaltou. “Não temos ainda definição de custo, mas há um intervalo (de possibilidade) entre 300 e 350 dólares, por ciclo de cinco dias com oito comprimidos a cada 24 horas.

A primeira importação será de mil tratamentos, mas não é um número limite, é o que conseguimos trazer rapidamente. Vamos atender a demanda que for necessária, temos produto para atender”, complementou. A Anvisa reiterou que a autorização para o uso emergencial desse medicamento no âmbito da Covid-19 destina-se preferencialmente à rede pública, mas destacou que não há restrição para a distribuição na iniciativa privada.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico