Campanha ‘Traga de Volta’ incentiva coleta de remédios vencidos em farmácias do Leste de Minas

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

População vai poder descartar medicamentos vencidos ou não utilizados nos postos de coleta; nesse sábado (30), uma ação será realizada em Valadares, Ipatinga e Caratinga.

Os municípios de Governador Valadares, Caratinga e Ipatinga aderiram à campanha “Traga de Volta”, realizada pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais. O objetivo é incentivar o cadastramento de farmácias da região para se tornarem postos de coletas de medicamentos vencidos ou não utilizados.

Dados disponibilizados pelo conselho demonstram que a cada quilo de medicamentos descartados em pias, vasos sanitários ou lixo comum, pode contaminar 450 mil litros de água.

“Não é só com o meio ambiente que estamos nos atentando, mas também nos riscos que a utilização desses produtos pode causar para a saúde humana. Muitas pessoas podem ingerir medicamentos vencidos o que pode causar intoxicações, reações alérgicas e, em casos mais graves, a pessoa pode vir a óbito. Nosso objetivo é motivar empresários para que cadastrem seu estabelecimentos e lá as pessoas possam descartar corretamente comprimidos, antibióticos, cremes e pomadas sem que esses produtos entre em contato com o meio ambiente”, explicou a Diretora do Conselho Regional de Farmácia, Gizele Leal.

A campanha “Traga de Volta” conta com 18 pontos credenciados, de drogarias e farmácias, que já estão recebendo os medicamentos vencidos ou não utilizados pela população, em 18 cidades de Minas. Farmácias da região podem se cadastrar pelo site.

Bom Exemplo

Mesmo antes da campanha, uma farmácia de Governador Valadares já havia se conscientizado sobre o descarte correto de medicamentos. Há 7 anos, o estabelecimento, que fica no Centro da cidade, faz o recolhimento dos produtos.

“Nós recebemos todo tipo de medicação. É importante fazer essa coleta principalmente para garantir que esses produtos não retornem para o meio ambiente e contamine animais, rios e plantas. Todo material que coletamos aqui é levado mensalmente por uma empresa especializada em Belo Horizonte, onde o produto é incinerado”, explicou a farmacêutica Marlene do Rosário.

Ação

Nas três cidades, será realizada uma ação nesse sábado (30) de 9h às 12h, onde os medicamentos poderão ser entregues pela população. Além de prestar informações sobre a campanha, durante o evento serão realizados testes de glicose, aferição de pressão e outros serviços.

Em Valadares, a ação será na Praça dos Pioneiros; em Ipatinga, na Praça 1º de Maio e em Caratinga, no Calçadão.

 

Fonte: Portal G1

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , ,
Mercado farmacêutico, Marketing Farmacêutico

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: