Campanha organiza rotina de medicação de idosos

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

(Texto atualizado em 04/12/2018 às 12:49 pm)

Farmacêuticos orientarão e farão check-up dos medicamentos dos pacientes

Os público idoso terá uma oportunidade de organizar a rotina de medicação nas farmácias. Até o dia 26 de outubro, a população com mais de 60 anos receberá, gratuitamente, a revisão medicamentosa em mais de mil farmácias e drogarias de todo o País. A ação será alusiva ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e marca a oitava edição das Campanhas de Saúde 2018 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

“Esse serviço evita problemas de saúde relacionados à automedicação e gastos desnecessários para o paciente, ao avaliar como ele organiza seu tratamento no dia a dia e qual o grau de cumprimento do regime posológico prescrito pelo médico, apontando dificuldades e oportunidades de melhoria”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Além de dar orientações, nesta campanha de revisão da rotina de medicação, os farmacêuticos preencherão uma tabela com dados sobre horários, dosagem e nome dos medicamentos do paciente. “É importante levar no dia não só os medicamentos prescritos, mas aqueles usados por automedicação, fitoterápicos e suplementos vitamínicos ou uma lista descrevendo todos eles”, recomenda Barreto. A campanha recomenda que o é fazer um check-up dos medicamentos com o farmacêutico pelo menos uma vez a cada seis meses.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Também encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos e, em média, mil farmácias de todos os estados e do Distrito Federal.

Fonte: Abrafarma

 

 

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:



Palavras-chave , , , , ,
Mercado farmacêutico

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: