Certificado de boas práticas de fabricação: O que é?

O certificado de boas práticas de fabricação é um documento muito importante e um grande diferencial para as empresas dos ramos de insumos farmacêuticos, produtos para a saúde, medicamentos, cosméticos, perfumes, produtos de higiene pessoal e saneantes. Ele é um documento emitido pela ANVISA, confirmando que a fabricante cumpre todas as normas existentes aplicáveis para seu ramo de atuação.
Para obtenção deste documento, a empresa precisa comprovar à equipe avaliadora que possui um manual de boas práticas muito bem definido e segue todas as legislações necessárias ao seu funcionamento. É importante frisar que este certificado não é obrigatório, mas é um grande diferencial para as empresas que desejam estar à frente dos concorrentes.

Porque devo ter este documento?

A certificação mostra que a empresa é um fabricante confiável e que assegura um resultado sólido do seu produto. Além de ser muito solicitado em licitações e pregões eletrônicos, muitas vezes sendo um impeditivo para a participação.

Qual a validade?

O Certificado de Boas Práticas de Fabricação é válido por dois anos, a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Quais são os procedimentos para obtenção?

A obtenção do certificado começa inicialmente com a juntada da documentação necessária e pagamento das taxas. Dentre as documentações é importante citar o Manual de Boas Práticas como o mais importante, visto que ele define os procedimentos adotados para garantir a segurança dos produtos fabricados.
Recebido o processo pela Anvisa é agendado uma inspeção no local, a fim de comprovar as boas práticas. Após, os fiscais irão se reunir para analisar as informações coletadas e trocar impressões sobre o que constataram no local. Juntos, eles montarão um relatório da visita, que será encaminhado também à empresa solicitante. Com isto, o processo de solicitação entra para a fila de deferimento. O período de espera pode chegar a dois anos, porém esse prazo depende da demanda do setor.

Caso sua empresa deseje se destacar no mercado e receber a certificação de boas práticas de fabricação, é necessário contar com profissionais qualificados e experientes na área para realizar os procedimentos de forma adequada. Conte com nossos 10 anos de experiência comprovada podemos agilizar os trâmites necessários. Entre em contato clicando aqui e um de nossos especialistas entrará em contato com você.