Em novembro, durante Reunião Plenária Ordinária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizada em Belém (PA), foi aprovada parceria do conselho com Truven Health Analytics, multinacional detentora do sistema de apoio à decisão clínica Micromedex. A parceria foi firmada para disponibilizar aos farmacêuticos do Brasil, o acesso gratuito às informações seguras e confiáveis sobre medicamentos.
Com os esforços do CFF e Conselhos Regionais de Farmácia, a partir deste mês de janeiro, em que se comemora o Dia do Farmacêutico, todos os farmacêuticos que se cadastrarem terão, na palma da mão, informações resumidas baseadas em evidência sobre medicamentos (doses, ajustes, reações adversas, usos, farmacocinética, etc) e interações medicamentosas do Micromedex. O acesso é assegurado por meio dos aplicativos do Micromedex para celular e tablet. Para se cadastrar, acesse o link logo abaixo.
“Por meio de suas resoluções, o conselho tem possibilitado com que o farmacêutico avance na consolidação de sua função como profissional de saúde, imprescindível para garantir as melhores práticas em saúde, o uso racional dos medicamentos e a segurança do paciente. Mas tem também procurado viabilizar as ferramentas para ajudar o farmacêutico na sua prática clínica—seja em uma farmácia, ambulatório ou hospital”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, em referência à nova ferramenta e também ao Profar – Programa de Suporte ao Cuidado Farmacêutico na Atenção à Saúde, e ao curso EAD sobre prescrição farmacêutica em problemas de saúde autolimitados (Para se inscrever no curso EAD, clique aqui).
Responsável por operacionalizar a construção da parceria, o coordenador técnico-científico do CFF, Josél Luis Miranda Maldonado, explica que basta ao interessado fazer o cadastro. “O profissional cadastrado recebe, em seu e-mail, as instruções para ter o aplicativo em seu celular ou tablet!” Ele lembra que os cadastros estão abertos por tempo limitado, até 28 de fevereiro.