Como retirar medicamentos no Farmácia Popular

O conhecido programa do governo Farmácia Popular possui mais de 31 mil drogarias credenciadas, distribuídas em cerca de 4.342 municípios por todo o país. Isso significa aproximadamente que 78% do território brasileiro possui cobertura e acesso aos medicamentos do Farmácia Popular.

O programa já atendeu mais de 43 milhões de brasileiros desde sua criação, equivalente a cerca de 20% da população do país. Ao todo, são disponibilizados 42 produtos, sendo que 26 deles gratuitamente e o restante com descontos que chegam a 90%.

 

O que precisa para pegar medicamentos grátis?

Para retirar os medicamentos, o cidadão deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica dentro do prazo de validade, que em fevereiro do ano passado foi ampliada para 180 dias. A receita médica pode ser emitida tanto por um profissional da rede pública quanto por médico que atendem em hospitais ou clínicas privadas.

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou um vídeo que ensina como se beneficiar dos descontos e medicamentos gratuitos oferecidos pelo programa.

Assista a seguir que ilustra como pegar medicamentos pelo Farmácia Popular:

O paciente precisa se cadastrar na farmácia?

Uma dúvida comum é sobre se é necessário fazer o cadastro do paciente no Farmácia Popular para que ele possa retirar os remédios grátis. Muitas farmácias inclusive já foram observadas realizando o cadastramento de pacientes para que voltem quando for necessário retirar mais medicamentos.

Conforme as regras do programa:

Não é necessário que o paciente se cadastre no Farmácia Popular.

Com uma receita válida, ele poderá retirar em qualquer farmácia credenciada que desejar. Desde que seja cumprida a regra do prazo pra retirar os medicamentos, a retirada funciona perfeitamente e tudo funciona de forma correta e eficiente.

Fonte: Agencia Saúde