O Farmácia Popular está com sistema fora do ar?

A receita é válida e você rapidamente conseguirá realizar a venda, imprimir os cupons comprovantes, coletar a assinatura do paciente e entregar a medicação. Mais uma venda rápida correndo tudo dentro do script.

Porém após digitar os dados e aguardar o retorno do sistema do farmácia popular, nada acontece: não tem retorno do sistema, aparentemente está fora do ar agora, e você não saberá se a venda foi realizada e registrada ou não.

O Farmácia Popular está com problema de sistema e não há muito o que se possa fazer.

Confirmar a falha da conexão

Não existe uma página oficial do programa Farmácia Popular que reúna um relatório de desempenho registrando os momentos de servidor indisponível ou falta de conexão, portanto, não é possível verificar em tempo real a situação do sistema como um todo.

Em geral, os problemas grandes costumam ser comunicados oficialmente por e-mail ou na página oficial do programa, e ocorrem em horários que amenizam as perdas de vendas. Os outros momentos sem sistema ou com dificuldade de conexão em geral são problemas momentaneos, mais locais (na sua internet, cidade ou região). Ao tentar novamente dentro de alguns minutos, a maioria dos problemas é resolvida e a conexão retomada normalmente, sendo apenas instabilidades da rede. 

Entre em contato com conhecidos que também vendem pela popular e pergunte se lá o sistema está funcionando. Ainda caso seja necessário confirmação do problema, o site oficial pode ser verificado assim como a direção do Farmácia Popular poderá ser contatada através dos telefone 136 ou e-mail farmaciapopular@saude.gov.br.

Frequencia dos problemas

Praticamente todos os dias observamos mensagens a respeito, enviadas por profissionais do varejo farma nas redes sociais e grupos de contatos.  Apesar de não existir um horário exato no qual prevalescam os problemas de conexão e conclusão das vendas, observamos mais problemas nos horários de pico como as 11h as 14h e 18h as 19h.

Para confirmar se a venda foi autorizada ou não, é necessário tentar novamente e verificar a mensagem obtida no cupom. Outro método é acessar o portal de produção e vendas do programa para checar as últimas vendas.

Quando se encontrar em um momento de dificuldade para autorizar vendas e emitir o cupom, evite operar o sistema do Farmácia Popular, evitando problemas maiores.

Como evitar

Para evitar problemas na conexão, o melhor a ser feito é:

  • Ter uma conexao boa com a internet (tanto no quesito velocidade como também no alcance do wifi).
  • Equipamentos novos, pois aparelhos eletronicos com o tempo perdem sua perfomance e podem causar problemas de desempenho.
  • Equipe capacitada e treinada para operar o sistema de vendas e computadores. Assim a chance de falha humana é minimizada

O melhor a ser feito quando o Farmácia Popular estiver fora do ar:

  • Aguardar alguns minutos e tentar novamente
  • Caso não funcione, explicar a situação ao cliente
  • Tentar mais algumas vezes.

A legislaçao do programa é clara quanto ao procedimento de reter a receita e contatar o paciente depois, com a medicacao pronta pra ser entregue. Nao é permitido esse procedimento, porém é sabido que de praxe as credenciadas do programa fazem este tipo de entrega posterior em momentos de sinal ruim do sistema.

O que pode ser feito na tentativa de voltar a conexão do Farmácia Popular:

Não existe muito o que possa ser feito, pois em geral se tratam de problemas no servidor central do Governo Federal, junto ao DATASUS. Porém, pode-se realizar o passo a passo seguinte na tentativa de corrigir a conexáo:

  • Reiniciar o computador
  • Reiniciar o roteador
  • Checar se outros aparelhos se conectam a internet
  • Acionar o suporte da internet

Caso seja encontrado problema do computador se conectar a internet, deve ser contatado o responsável pelo TI e computadores da empresa.