Comprar CNPJ de Farmácia Popular: riscos e vantagens

Conheça os Classificados M2Farma, para comprar ou vender farmácias e drogarias.

As vantagens do credenciamento no programa “Aqui tem Farmácia Popular” são largamente cobiçadas pelos donos de farmácias. Não por menos, o aumento de vendas que o programa possibilita é incontestável, podemos citar exemplos de farmácias que possuem 30% da receita total provinda do Farmácia Popular. Acompanhamos ao longo de nossa trajetória, um histórico de atrasos nos repasses por parte do governo, que pode chegar a alguns meses, mas nunca houve inadimplência: o governo sempre faz o pagamento correto porém às vezes um pouco atrasado.

Observamos um aumento da oferta e procura por CNPJs registrados no “Aqui tem Farmácia Popular”. A prática aparece como uma alternativa de curto prazo e rápida para fazer parte do programa. Ao comprar uma farmácia habilitada no Farmácia Popular, você poderá atualizar os dados da empresa no programa e iniciar as vendas em seguida, sem precisar aguardar a abertura oficial de cadastramento do programa. Contudo muitas dúvidas e incertezas cercam tal assunto e trazemos alguns esclarecimentos neste post.


Entenda a auditoria no Farmácia Popular.


Entre as vantagens de comprar um CNPJ ativo no programa, o principal benefício é o imediatismo, já que esta é a forma mais rápida de ter sua loja operando pelo Farmácia Popular. Primeiro o interessado deve pesquisar e estudar as opções de ofertas. Elas são encontradas em portais do setor, sondando o mercado da sua região, sindicatos da área, sites de compras e até mesmo no CRF. Posteriormente devem ser analisadas todas as questões contábeis de transferência de CNPJ. Outro cuidado muito importante é a atualização de dados nos órgãos reguladores e nos sistemas do Ministério da Saúde, como SIFAP e DATASUS. Podemos ajudar nesta etapa, entre em contato.

Após a compra do CNPJ é extremamente importante a regularização de cadastro, antes de iniciar as vendas. A correta regularização cuida para que todos os dados do cadastro estejam adequados com a nova realidade da empresa operante pelo Farmácia Popular. Só assim é possível se prevenir contra problemas de sistemas, erros de dados ou até mesmo ser taxado como uma ação fraudulenta pelo Ministério da Saúde.

A M2Farma é especialista em regularização no Farmácia Popular, atualizando endereços e responsáveis rapidamente.

Em contrapartida, tal rapidez conta com uma dose de incertezas. A prática exige a confiança mútua entre comprador e vendedor. O maior risco são vendas passadas irregulares. No caso de uma auditoria, o novo responsável pelo CNPJ responderá por todo histórico de vendas, inclusive aquelas anteriores a transição.

“É muito importante que seja feita uma auditoria preventiva nesse tipo de negócio. Só assim reduzimos as incertezas. Um registro de Farmácia Popular com histórico de muitas vendas irregulares, pode acarretar em prejuízos no caso de uma auditoria”. A M2Farma oferece também serviço que simula uma auditoria real, para identificar e posteriormente orientar a correção de vendas irregulares, saiba mais aqui.

O principal é o cuidado dobrado na avaliação de pós e contras dessa prática. Deve-se considerar a opção segura de um novo credenciamento, que depende da abertura por parte do Governo. Ou a rapidez da compra de um CNPJ, acompanhada da incerteza sobre o histórico passado.

Em ambas alternativas, não existe esforço algum do Governo para treinamento das farmácias. Alguns responsáveis até desconhecem as regras do Farmácia Popular. Porém em uma possível auditoria, os órgãos cobram regularidade total. Não por menos, afinal trata-se do gerenciamento dos cofres públicos. Se você planeja trabalhar com Farmácia Popular, treine sua equipe, assegure que as vendas sejam feitas corretamente e todos os documentos devidamente armazenados.