Conheça o Hilab, a solução para democratizar o acesso aos exames laboratoriais

A Hilab foi fundada com o propósito de que a saúde fosse acessível a todas as pessoas e de que o acesso a ela é um direito humano que deve ser garantido. Por isso, hoje, a empresa é referência no acesso aos exames laboratoriais. Atualmente, 50% da população brasileira está a menos de 6km de distância de um Hilab, o que contribui para que as pessoas possam acompanhar de perto sua saúde e tenham à disposição um serviço de Testes Laboratoriais Remotos (TLRs) de qualidade.

A prova disso é que o Hilab já participou de diversos projetos e vem sendo um importante parceiro da população na luta contra a pandemia da Covid-19. Com laudos assinados por especialistas e resultados que saem em minutos, os exames contribuem para que a infecção pelo coronavírus seja detectada de forma segura e que os cuidados sejam devidamente tomados. Os exames do Hilab podem ser encontrados em empresas, farmácias, indústrias e no papel de laboratório de apoio a grandes outros centros que realizam exames e coletas.

Quer saber mais sobre como o serviço Hilab é a solução para facilitar o acesso a exames laboratoriais? Acompanhe o post que preparamos para você e entenda melhor!

O que faz o Hilab?

A empresa é um laboratório de análises clínicas especialista em Testes Laboratoriais Remotos (TLRs), que são os exames realizados com a ajuda de um equipamento situado fora do laboratório clínico, muitas vezes presente no local de cuidado do paciente. Os resultados são analisados por especialistas e enviados rapidamente ao paciente e ao médico.

Com sede em Curitiba, a empresa oferece seus serviços 24 horas para farmácias, clínicas, consultórios médicos e outros estabelecimentos de saúde em todo o Brasil. Os exames são realizados por meio de algumas gotas de sangue coletadas da ponta do dedo do paciente, ou por meio de uma amostra de secreção da nasofaringe, coletada com um flocked swab – o que leva muito mais conforto à população.

O dispositivo Hilab realiza exames laboratoriais utilizando as metodologias de Imunocromatografia e Colorimetria e oferece resultados em até 30 minutos. Recentemente a empresa também lançou um dispositivo capaz de realizar exames de Biologia Molecular com resultados em até 1 hora. 

Graças às tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (I.A.) e a parceria com a Microsoft e Intel, os dispositivos conseguem fazer exames em poucos minutos, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

O dispositivo Hilab, conectado à internet, envia o resultado até o laboratório clínico e nossos profissionais de saúde emitem e assinam o laudo. O resultado do exame fica disponível em uma plataforma online e também chega no celular e email do paciente em até 30 minutos

O Laboratório Central Hilab é o local onde ficam os especialistas responsáveis por analisar e laudar os exames. No laboratório também são executados todos os processos de qualidade de validação dos exames Hilab, ou seja, a realização de todos os processos que garantem a qualidade e precisão dos exames antes de eles irem para o mercado.

O Hilab é um serviço de exames laboratoriais desenvolvido pela empresa de mesmo nome, que atua no segmento de Tecnologia em Saúde que há mais de 17 anos e, desde então, vem exercendo a missão de reinventar e humanizar a tecnologia médica.

Que exames o Hilab realiza?

São mais de 20 testagens realizadas pelo Hilab e que contribuem para que as pessoas tenham acesso a exames laboratoriais de qualidade. Conheça-os abaixo.

  • Anti-HBs
  • Anti-HCV
  • Beta hCG
  • Coronavírus Antígeno (Ag)
  • Coronavírus (Biologia Molecular)
  • Coronavírus IgM e IgG
  • Dengue IgM e IgG
  • Dengue NS1
  • Função Renal
  • Glicemia
  • HBsAg
  • Hemoglobina Glicada
  • HIV
  • Influenza A e B
  • Perfil Lipídico
  • PSA
  • Sífilis
  • TSH (Hipotireoidismo)
  • Vitamina D
  • Zika IgM e IgG

Todos os exames laboratoriais acontecem sob as diretrizes da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e passam por constante validação interna. Tudo isso para afirmar o compromisso com a qualidade dos insumos e a segurança dos laudos. O Hilab também recebe validação externa de instituições como a Controllab, que, a partir de ensaios e testes “às cegas”, avalia a confiabilidade de exames e laboratórios de todo o mundo. 

Como a Hilab ajuda na saúde da população brasileira?

Além de possibilitar que pessoas que vivem em regiões remotas possam realizar importantes exames, uma vez que nem todo local dispõe de um laboratório de análises clínicas, a empresa garante exames rápidos com uma pequena coleta de sangue.

Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus que dizimou milhões de vidas em todo o mundo, a empresa se viu ainda mais desafiada e pôde mostrar à população a importância de que os exames laboratoriais sejam um direito de todos.

A Hilab foi uma das primeiras empresas brasileiras a desenvolver Testes Laboratoriais Remotos para auxiliar no diagnóstico da COVID-19 no nosso país. O primeiro exame lançado foi o Coronavírus IgM e IgG, que detecta os anticorpos produzidos pelo organismo para combater a infecção. Em seguida, veio o exame de antígeno, ideal para estratégias de rastreamento de contatos (contact tracing), fundamentais para reduzir a transmissão e controlar a pandemia do coronavírus. Foi nessa época, inclusive, que aconteceu o lançamento do Hilab Molecular, indicado para esses tipos de exames.

Projeto Favela Sem Corona

O projeto Favela sem Corona foi criado com o objetivo de diminuir o impacto da epidemia de coronavírus nas favelas do município do Rio de Janeiro, atuando nas áreas de prevenção e apoio ao diagnóstico. A participação do Hilab garantiu testagem em mais de 400 moradores da comunidade. 

Missão Kayapó 

Em novembro de 2020, o Hilab ingressou em um projeto encabeçado pelo Governo Federal – com participação dos Ministérios da Defesa, Saúde, Minas e Energia – que tem como objetivo ampliar o acesso à saúde e reforçar o combate à COVID-19 em locais com pouco ou nenhum acesso, principalmente nas fronteiras brasileiras e em comunidades indígenas: a Missão Kayapó. Foram realizados cerca de 700 exames para a detecção da COVID-19 e mais de 5.000 procedimentos gerais de saúde nas aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Kubenkrãnkrehn e Gorotire. Os atendimentos foram feitos por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e veterinários da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Projeto S

Em fevereiro deste ano, o Instituto Butantan e a prefeitura de Serrana, em São Paulo, lançaram o Projeto S, um ensaio clínico inédito que tem por intuito avaliar a efetividade da vacina CoronaVac e seu impacto na redução da transmissão do vírus.

A Hilab, em parceria com o Instituto Butantan, desenvolveu a plataforma Tainá, que controla todo o estudo clínico. Antes do início do estudo, essa plataforma já compilava os dados dos resultados de todos os exames de PCR realizados nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Para participar do estudo, todas as mulheres precisam realizar um exame de Beta-hCG para saber se estão ou não grávidas. O Hilab foi escolhido por oferecer Testes Laboratoriais Remotos que entrega um resultado em poucos minutos em tempo real, o que fez com que a cidade não precisasse erguer montar uma grande estrutura laboratorial para processar as amostras.

Onde está o serviço Hilab?

Em todo o país! Além disso, o Hilab pode contribuir com diversos tipos de empresas. Veja abaixo com mais detalhes.

  • Empresas de saúde ocupacional podem ofertar serviços ainda mais completos aos clientes (incluindo inteligência de dados) e entregar soluções com a agilidade que o mercado precisa.
  • Empresas e indústrias de todos os setores podem tomar decisões apoiadas em inteligência de dados, minimizando os riscos operacionais de forma ágil e também atuando de forma preventiva na saúde e no bem-estar dos colaboradores. 
  • Farmácias reafirmam o papel do farmacêutico como profissional de saúde, ampliam o portfólio de serviços clínicos farmacêuticos, fidelizam clientes e ainda aumentam seu faturamento.
  • Laboratórios ganham agilidade na rotina, otimizam a gestão de exames de urgência e usam a tecnologia para evitar falhas na identificação de amostras e recorrência de coletas.

Além disso, o Hilab disponibiliza, juntamente com os kits de insumos para a realização dos exames, os Tubos de EDTA. Com eles, é possível coletar uma maior quantidade de sangue em uma única coleta, o que significa que você não precisará realizar vários furos nos dedos dos pacientes que desejem fazer mais de um exame Hilab por vez.

Contrate o Hilab

O laboratório central nunca “fecha”. De segunda a segunda e 24h por dia, nossos profissionais de saúde estão de plantão para receber e avaliar resultados e assinar laudos de exames de todas as partes do Brasil. 

O time de suporte técnico também está disponível nos 7 dias da semana, em tempo integral, para auxiliar sua equipe de saúde na coleta, execução de exames, avaliação de resultados ou possíveis problemas tecnológicos, como orientar sobre as configurações do seu computador.

Agora que você já conhece todos esses benefícios e sabe que o Hilab é a solução de saúde completa que estava procurando, é hora de começarmos uma parceria de sucesso. Entre em contato para ter os exames do futuro na sua empresa ou estabelecimento de saúde!