Email falso sobre auditoria e irregularidades no Farmácia Popular

Há pouco tempo foi identificado um e-mail falso sobre a auditoria no programa Farmácia Popular, enviado às farmácias e drogarias participantes.

O e-mail é um golpe que simula com bastante realismo uma mensagem do Ministério da Saúde, porém seus anexos são maliciosos que poderão comprometer o computador do usuário.

O e-mail falso possui como título: Irregularidades / Programa Farmácia Popular – RAZAO SOCIAL DA EMPRESA. A mensagem foi enviada do endereço cadastrofpopular@saude-gov.com.br.

Como anexo o email golpe traz um relatório e um formulário, aparentemente em PDF, porém são links para os arquivos suspeitos, possivelmente vírus ou malwares que poderão causar danos e prejuízos como por exemplo, sequestro das informações do computador do usuário.

Orientamos para que não abra nenhum arquivo de mensagens que pareçam suspeitas.

Caso já tenha aberto o arquivo suspeito, a orientação é para que realize uma limpeza profunda com seu antivírus e acione seu suporte para que investiguem melhor sobre uma possível infecção.

 

Os e-mails oficiais do programa terminam sempre com @saude.gov.br (observe que o e-mail falso termina em @saude-gov.com.br). Já o site oficial do Ministério da Saúde é www.saude.gov.br.

Estamos à disposição em caso de dúvidas e para maiores esclarecimentos, envie-nos uma mensagem.

 

Comunicado oficial

Confira o comunicado oficial do Ministério da Saúde à respeito do ocorrido:

Comunicamos às farmácias e drogarias credenciadas no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular” que estão sendo enviadas mensagens com a informação sobre possíveis irregularidades encontradas no cadastro das empresas.

Ressaltamos que esses e-mails estão sendo enviados do seguinte remetente: cadastrofpopular@saude-gov.com.br. Caso tenha recebido a mensagem desse correio eletrônico, orientamos que não abra o arquivo e exclua a mensagem, uma vez que as mensagens não foram enviadas pela Coordenação do Programa Farmácia Popular do Brasil.

Ressaltamos, também, que a Coordenação do Programa  utiliza os correios eletrônicos informados abaixo, conforme Manuais do Programa disponíveis nesse portal oficial (www.saude.gov.br/aquitemfarmaciapopular).

Correios eletrônicos oficiais do PFPB:
cadastrofpopular@saude.gov.br
analise.fpopular@saude.gov.br     
migracaofpopular@saude.gov.br   
juridico.fpopular@saude.gov.br    
suporte.fpopular@saude.gov.br

Aproveitamos para  lembrar que os e-mails oficiais do Ministério da Saúde possuem o domínio @saude.gov.br .

Observação: O Programa Farmácia Popular do Brasil não utiliza outros meios de comunicação. Procedimentos extraoficiais podem caracterizar fraude e deverão ser imediatamente comunicados ao Ministério da Saúde para as providências cabíveis.