Entrevista rápida com um proprietário de farmácia

No início do mês de abril de 2019, contatamos um dono de farmácia aleatório. Não por acaso, o empresário era de uma cidade pequena, no interior de São Paulo. Um retrato da maior parte do varejo farmacêutico brasileiro, que vem enfrentando os mesmos desafios de muitos outros empresários no ramo. A entrevista com um proprietário de farmácia brasileiro poderá ser lida a seguir.

Na conversa rápida com o empresário, falamos sobre sua visão em relação a lucratividade do ramo, e sobre valer a pena abrir e trabalhar com farmácia/drogaria. Quais os motivos para estar no setor farma, e quais seriam os desafios percebidos em primeiro lugar?

– Por que voce acha que vale a pena abrir uma farmacia?
R: Acredito que seja um ramo em constante inovação, e por ser um “mal necessário”: todas as pessoas precisam dos produtos vendidos pelas farmácias, principalmente quando falta saúde.

– Por que voce acha que não vale a pena?
R: A concorrência aumentou, existem muitas farmácias, as grandes redes estão muito presentes, e por isso as margens diminuiram. Talvez seja esse um ponto a considerar que talvez não valha a pena.

Qual a pior parte de tocar/empreender com uma farmácia?
R: Gerenciar Pessoas, com certeza.

– Qual a melhor parte de tocar/empreender com uma farmácia?
R: O atendimento, o cuidar de pessoas, ser essa fonte de cuidado e saúde.

– Com sua experiencia ate agora voce aprendeu alguma manha ou segredo que poderia ser um bom conselho pra quem esta tocando/empreendendo com uma farmácia? Qual seria?
R: Não digo que seja manha ou segredo, mas fazer o seu atendimento conforme deseja ser atendido, fazer com que o seu cliente enxergue em você um amigo, um companheiro, que irá lhe medicar somente o necessário.