Expectativas do varejo farmacêutico em 2018

Compartilhe:Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Em relação ao setor farmacêutico, é possível afirmar que continuará crescendo. A estimativa para este ano é de um crescimento entre 6,9% a 9,3% do mercado farmacêutico em faturamento e aproximadamente 3,0% em unidades. No que se refere ao varejo farmacêutico, segundo dados da Close-Up International, as grandes redes continuarão a aumentar sua representatividade no mercado. Dentro deste mercado os nutracêuticos e as vitaminas crescerão mais.

De acordo com boletim do Departamento Econômico Brasil, do Credit Suisse, haverá uma retomada gradual de atividade e o crescimento econômico aumentará em 2018. Essa dinâmica presume que o ambiente global permanecerá favorável e que o quadro político no Brasil não contaminará a economia de forma significativa.

Em relação ao setor farmacêutico, é possível afirmar que continuará crescendo. As consultorias QuintilesIMS e Close-Up estimam, para este ano, um crescimento entre 6,9% a 9,3% do mercado farmacêutico em faturamento e aproximadamente 3,0% em unidades. Estes dados foram apresentados no Fórum Expectativas 2018, realizado pelo Sindusfarma, no dia 09 de agosto de 2017.

No que se refere ao varejo farmacêutico, segundo dados da Close-Up International, as grandes redes continuarão a aumentar sua representatividade no mercado (9,3%), porém, de forma mais lenta que nos anos anteriores. Outra informação importante é que as farmácias independentes seguirão muito relevantes, mas já sentindo o peso do momento atual, e as farmácias de associativismo apresentarão um crescimento acima do mercado.

Em relação aos profissionais farmacêuticos, conforme a ABRAFARMA, Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, uma revolução silenciosa tomará conta do país, em pequenos e grandes centros urbanos. Profissionais farmacêuticos que antes se dedicavam tão somente a interpretar prescrições médicas, aplicarão vacinas, utilizarão seus conhecimentos nos consultórios farmacêuticos e acompanharão os tratamentos prescritos pelos médicos. É a revolução da assistência farmacêutica avançada, oferecendo cada vez mais serviços, num movimento capitaneado principalmente pelas redes associadas à Abrafarma.

Serão milhares de farmacêuticos engajados dia e noite na nobre missão de transformar a saúde de milhares e milhares de brasileiros que tem dificuldade em interpretar os sinais mais simples de sua doença, ou de manejar sua enfermidade crônica. É o mais impressionante movimento de melhoria da saúde em nosso País em muitos anos. Silencioso. Eficaz. Democrático.

Consoante aos indicadores positivos e com estimativa de crescimento, o mercado de suplementos nutricionais, que de acordo com a ABENUTRI (Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais) cresceu 11% em 2017, continuará em franco desenvolvimento em 2018, tanto nos pontos de vendas quanto no e-commerce. Como o nível de informação cresce entre médicos e nutricionistas, a procura poderá aumentar.

Dentro deste mercado há algumas categorias que podem apresentar uma grande oportunidade de crescimento, tais como os Nutracêuticos, vitaminas e minerais. Em conformidade com o relatório publicado pela Markets and Markets, a estimativa é que a venda poderá saltar para $33,6 bilhões em 2018. Já o mercado de fitness, segundo dados de pesquisa da Euromonitor, deve movimentar R$ 27 bilhões até 2020 no Brasil.

Mesmo diante de tantas adversidades no cenário econômico brasileiro, o mercado farmacêutico será promissor e é possível esperar ótimos resultados neste ano de 2018.

 

Fonte: InfoMoney

Qual sua opinião? Deixe seu comentário:


Mercado farmacêutico, Marketing Farmacêutico

Seja bem-vindo(a) ao blog da M2Farma.

Neste espaço reunimos notícias sobre assuntos regulatórios e o varejo farmacêutico.

Nosso trabalho é facilitar a burocracia técnica, saiba mais.

Siga-nos:

📫 Receba por e-mail

Receba as últimas notícias sobre varejo farmacêutico, ANVISA, Farmácia Popular e Convênios PBM direto no seu e-mail:





Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
Atualize seus Manuais de Boas Práticas e POPs para 2021 com 30% de desconto! Promoção por tempo limitado.

COMPRAR COM DESCONTO
+

📬 Receba as últimas notícias sobre o varejo farmacêutico, Farmácia Popular, ANVISA, convênios PBM e mais: