Falha na emissão da GRU no peticionamento de AFE

Entre as inúmeras falhas e erros que acometem os sistemas da ANVISA, principalmente o de peticionamento de AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa), é comum a falha no momento da impressão das guias (boletos) de pagamento das taxas.

A seguinte mensagem surge em uma janela ao fim do processo, apontando o problema:

“Falha de comunicação com o Banco do Brasil para o registro e emissão da GRU. Tente mais tarde pela opção “Impressão de 2ª via de documentos (petição e guia)”, do Menu de Serviços do Sistema de Peticionamento.”

Imagem da tela com o erro na emissão da guia de peticionamento de AFE

Causas do problema e solução

As causas do problema são incertas e podem ser desde o preenchimento incorreto das informações da empresa e dados dos responsáveis legais ou técnicos nos cadastros do sistema; falha temporária na comunicação entre o sistema da ANVISA e sistema e impressão de GRU do banco, ou até mesmo um novo erro específico que nunca tenha surgido antes em outros peticionamentos.

Em nossa experiência, já encontramos as diferentes situações citadas acima, e cada uma exige procedimentos diferentes. A solução deve ser encontrada na base da tentativa e erro, utilizando-se da pesquisa na documentação de suporte e contato com a central da ANVISA.

Somos especialistas em peticionamentos nos sistemas da ANVISA e estamos à disposição para ajudar.