Farmácias em Águas Lindas/GO são interditadas

Agentes da Anvisa encontraram diversos produtos irregulares que foram apreendidos e cerca de seis estabelecimentos foram interditados por medida cautelar.

Nove drogarias foram alvo da operação. A fiscalização se deu após a identificação de estabelecimentos pela VISA – GO, no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), onde foram verificadas situações suspeitas no que diz respeito às transações envolvendo medicamentos antimicrobianos e sujeitos ao controle especial.

A ação envolveu a Gerência de Produtos Controlados (GPCON), a Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) e a Coordenação de Segurança Institucional da Anvisa (CSEGI), além da Vigilância Sanitária de Goiás, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado.

Controle especial

O SNGPC é um sistema de informação em vigilância sanitária utilizado para realizar o controle e o monitoramento da movimentação de medicamentos sujeitos ao controle especial e de antimicrobianos de farmácias e drogarias privadas, conforme RDC 22/2014, sendo obrigatória a escrituração destes produtos no sistema.

 

Fonte: Ascom/Anvisa