Farmácias podem manipular medicamentos veterinários de uso comum

manipulacao-medicamento-veterinario-mapaO Ministério da Agricultura publicou no dia 5 de dezembro de 2015, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 41/2014, norma que regula a manipulação de medicamentos veterinários em farmácias.

A norma autoriza a farmácia magistral a manipular, no mesmo laboratório, medicamentos alopáticos e homeopáticos de uso veterinário e de uso humano, desde que os insumos utilizados sejam comuns para ambos. Permite também a armazenagem, estocagem, embalagem, rotulagem e dispensação em áreas comuns para produtos de uso veterinário e humano.

No caso de insumos de uso exclusivamente veterinário, fica mantida a exigência da farmácia possuir um laboratório exclusivo para tais preparações. Vale lembrar que, para preparar todo e qualquer medicamento para animais, a farmácia precisa ter autorização do Ministério da Agricultura. No caso de medicamentos controlados, é necessário portar autorização especial da Anvisa.

A publicação da instrução normativa é fruto de trabalho colaborativo que a Anfarmag vem realizando junto às autoridades do setor, disponibilizando informações técnicas necessárias para a análises do órgão que subsidiou a decisão. Nossa motivação é, sempre, trabalhar em prol da sustentabilidade técnica e do negócio magistral de forma aliada à promoção da saúde em seu sentido mais amplo.

Fonte: ANFARMAG


Para as farmácias que desejam se adequar e passar a manipular produtos veterinários, nós da M2Farma podemos ajudar, assumindo o trâmite junto aos órgãos, orientando os responsáveis até a completa regularização da farmácia. Consulte-nos.