Drogaria São Paulo e Pfizer têm melhor desempenho nas redes sociais

(Texto atualizado em 11/04/2022 às 07:10 pm)

Drogaria São Paulo e Pfizer têm melhor desempenho nas redes sociais

O Panorama Farmacêutico divulga com exclusividade uma análise da plataforma de monitoramento de marcas Zeeng, que elencou as dez redes de farmácias e as dez indústrias farmacêuticas mais bem posicionadas nas redes sociais. No ranking geral, a Drogaria São Paulo e a Pfizer são as empresas com a melhor performance digital.

A pesquisa foi realizada de 1º de janeiro de 2022 a 1º de março por meio da  Vertical Farmacêutica, solução recém-lançada pela Zeeng. “Trata-se de um raio-X completo da performance dos principais nomes do setor, permitindo uma análise de mais de 200 marcas catalogadas na plataforma”, explica Bruna Aosani, head de marketing da consultoria.

Entre as redes de farmácias foram consideradas a Droga Raia, Drogaria São Paulo, Drogaria Venancio, Drogarias Pacheco, Drogasil, Extrafarma, Farmácias Pague Menos, Farmácias São João, Panvel e Ultrafarma. Nove dessas empresas são associadas à Abrafarma. A relação dos dez laboratórios farmacêuticos inclui Aché, Bayer, Eurofarma, GSK, Janssen, Merck, Pfizer, Prati-Donaduzzi, Roche e Sanofi.

Top 20 geral

No ranking geral de performance digital, pode-se perceber um certo equilíbrio entre as duas categorias, com pequena vantagem para as redes de farmácias. O Zeeng Score consolida mais de 60 indicadores de redes sociais, conteúdo noticioso e web analytics. Com 8,19 pontos, a Drogaria São Paulo foi a campeã no ranking geral, seguida da Pfizer, com 7,70 pontos. Drogasil (7,24), Drogaria Pacheco (7,09) e Bayer (6,74) fecham o top 5

Drogaria São Paulo e Pfizer têm melhor desempenho nas redes sociais

Redes de farmácias

Entre as dez redes de farmácias com o melhor desempenho, a líder é a Drogaria São Paulo, com 8,19 pontos; seguida da Drogasil, com 7,24 pontos.

Ativo Social

O Ativo Social é a soma de todos os fãs de cada marca, analisando o volume de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. A Panvel mantém o maior número de fãs nas redes sociais, com 2 milhões, pouco menos que o dobro de seguidores da segunda colocada, as Farmácias Pague Menos, com 1,1 milhão.

Share Of Voice

Outro fator muito importante para a performance de uma marca é o volume total de postagens realizadas. A Pague Menos foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco no Facebook e Youtube, com  682 posts no período analisado. As Farmácias São João vêm em seguida, com 358. Depois aparecem Venancio (130), Panvel (96), Pacheco (88), Drogaria São Paulo (79) e Ultrafarma (54).

Notícias

Entre as 1.2k publicações realizadas pelas marcas, 389 foram relacionadas à Drogasil, sendo a rede com o maior volume de conteúdo noticioso (31,89%). Em seguida vem a Venancio (289), Drogaria São Paulo (127) e Droga Raia (105).

Web Analytics

  • Ranking mundial: Em relação ao ranking global de websites, a Ultrafarma tem o melhor posicionamento (33k). Na sequência estão Drogaria São Paulo (48k) e Panvel (51k).
  • Crescimento no ranking global: Entre as marcas farmacêuticas, quem obteve o maior crescimento no ranking global foi a Drogaria Venancio (2.514.735).
  • Tempo de visita: Além do melhor posicionamento no ranking, a Ultrafarma também apresenta o maior tempo de visitas no website (21s36).
  • Taxa de rejeição: A menor taxa de rejeição é a da Pacheco, com 17,20%.

Indústria Farmacêutica

Entre as dez marcas de laboratórios com o melhor desempenho, a líder é a Pfizer, com 7,70 pontos, seguida da Bayer (6,74).

Ativo Social

Apesar de não ter o melhor Zeeng Score, a Bayer ostenta o maior número de fãs nas redes sociais. Com uma soma de 700k, tem pouco menos do dobro de seguidores da segunda colocada, GSK Brasil (380k).

Share Of Voice

A Eurofarma foi a marca mais presente nas redes sociais, com foco no Twitter e Facebook. Dessa forma, a farmacêutica realizou 180 posts no período analisado. Em seguida estão Aché (88), Bayer (71), Pfizer (65), Sanofi (61), Janssen (47) e Roche (44).

Notícias

Entre as 26k de notícias veiculadas durante o período analisado, 17k foram relacionadas à Pfizer, sendo o laboratório com o maior volume de conteúdo noticioso (66,74%). Janssen (4.7K), Prati-Donaduzzi (1.6K) e Bayer (1.0K) também encabeçam a lista.

Web Analytics

  • Ranking mundial: Em relação ao ranking global de websites, a GSK  tem o melhor posicionamento (31k), seguida pela Merck (66k) e Prati-Donaduzzi (150k).
  • Crescimento no ranking global: Entre as marcas analisadas, quem obteve o maior crescimento no ranking global foi o Aché (3.192.634).
  • Tempo de visita: O grupo farmacêutico com o melhor tempo de visitas no website foi a Merck (03s59).
  • Taxa de rejeição: A melhor taxa de rejeição ficou por conta da Eurofarma, com 6,7%.

O setor farmacêutico no digital

O estudo indica que não há grandes diferenças relacionadas aos resultados de performance digital das duas categorias. Entretanto, há uma certa disparidade relacionada à estratégia. “Enquanto as redes de farmácias realizam aproximadamente cinco vezes mais postagens nas redes sociais, as marcas da indústria focam em publicações institucionais mais selecionadas. Por outro lado, quando analisamos o conteúdo noticioso, podemos ver uma diferença de +15k no volume de notícias relacionadas à indústria farmacêutica”, finaliza Bruna.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico