Febrafar apresenta projeção para 2021

Em evento online, a Febrafar fez sólidas projeções para este ano, apresentou sua nova ferramenta de transformação digital, o Orion, e traçou 5 objetivos até o ano de 2025, confira

O Febrafar Day aconteceu no último dia 23 de fevereiro, apresentando aos parceiros do mercado farmacêutico da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) as importantes conquistas de 2020 e projeções para um crescimento ainda maior nos próximos anos.

A saber, o evento, que foi realizado pelo Youtube, contou com a apresentação da jornalista Millena Machado.

E teve seu início com o diretor de relacionamento da IQVIA, Cesar Bentim.

Bentim apresentou os números referentes às 81,6 mil farmácias do Brasil e às 10.772 das redes associadas à Febrafar.

Em relação ao ano de 2020, o faturamento do mercado farmacêutico foi de R$ 140 bilhões, dos quais a Febrafar representou R$ 16,8 bilhões, com 12,1% de participação nesse mercado que almeja projeções.

O crescimento da associação diante das demais farmácias também cresceu, sendo que esse índice foi de 26,1%, e o varejo farmacêutico como um todo cresceu 15,6%.

Betim destacou em sua apresentação a capacidade de resiliência desse mercado.

Mas pontuou que o este ano deve ainda seguir marcado pela inconstância.

Tudo ainda dependente de uma análise macroeconomia, que tem muitos pontos ainda em aberto.

Mesmo diante dessa situação, a projeção segundo a IQVIA é de crescimento de 9,4% em um cenário normal e 6,4% no cenário mais crítico.

Destaques e projeções da Febrafar

Um ponto de destaque no ano foi o reconhecimento das políticas de recursos humanos, com o recebimento da certificação da Great Place To Work e conquista das primeiras posições em diversas categorias.

Para 2021, a empresa fez um planejamento estratégico de forma diferente, com um plano de ação para o curto prazo e um plano estratégico de médio e longo prazo.

E traçou 5 objetivos estratégicos até o ano de 2025:

  • Acelerar da digitalização 360° da Febrafar.
  • Tornar cada vez mais relevante e importante para as indústrias, distribuidoras e prestadoras de serviços.
  • Tornar a Febrafar relevante e reconhecida pelas redes e lojas.
  • Criar aliança com provedores e gestores de planos de saúde.
  • Manter o selo do GPTW.

Para que esses pontos sejam atingidos, os diretores das áreas Operacional e de Inovações, Ney Santos e Karen Corridoni, apresentaram as novidades e evoluções dessas áreas e o que foi projetado para a potencialização de produtos e ferramentas pensando, assim, no crescimento do mercado.

Novidades

Um grande destaque foi a apresentação de uma nova ferramenta: o Orion.

Esse é um grande hub que liga, assim, as ferramentas da Febrafar a um sistema único.

No qual o usuário pode entrar para usufruir os benefícios da associação.

Tendo área de notícias, relatórios, comercial e de capacitação. Também foi apresentada a agenda de eventos da entidade para 2021.

O presidente da Febrafar, Edison Tamascia, destacou que, mesmo com cenários mais complexos, a Febrafar já estava preparada, a partir de um processo de transformação digital.

Contudo, Tamascia exemplificou essa digitalização dando como exemplo o programa de fidelização (PEC).

Com mais de 33 milhões de participantes e que proporciona também uma jornada mais digital com o consumidor.

Dessa maneira, Tamascia também alertou sobre o fato dessa digitalização ter que ser pensada de dentro para fora e não ao contrário.

“Para 2021, por mais que ainda estejamos em uma travessia, a maior analogia para o momento vivido é a luz no fim do túnel, pois já temos as vacinas aprovadas. Mas, as dificuldades ainda continuam e, por mais que o setor farmacêutico seja menos impactado pela crise, não somos uma ilha isolada, por isso essa luz nos dá esperança, mas temos muito a fazer”, finalizou.

Fonte e foto: Febrafar