Farmácia Popular está bloqueando empresas com cadastro desatualizado

Nas últimas semanas temos notado um comportamento novo por parte dos responsáveis pelo Farmácia Popular. Como forma de exigir a atualização dos cadastros das empresas participantes no programa, o sistema foi alterado para BLOQUEAR as vendas das empresas que não estão com o cadastro em dia.

O bloqueio acaba afetando a operação da farmácia ou drogaria, que fica impossibilitada de vender com os descontos do Farmácia Popular. Com o cadastro bloqueado, o prejuízo será certo pois vendas serão perdidas.

Acontece assim: a empresa que está com dados desatualizados no SIFAP, no momento que realiza a tentativa de autorizar uma venda pelo convênio do programa, recebe uma mensagem de erro e não consegue concluir a operação e como consequência o paciente não consegue retirar o medicamento.

Motivos do bloqueio por desatualização

Entre os motivos do bloqueio, levantamos que o Ministério da Saúde esta bloqueando lojas enquanto não atualizarem os dados de cadastro no SIFAP. Os dados desatualizados podem ser:

  • Dados da empresa, 
  • Endereço da empresa
  • Dados do responsável legal / administrativo
  • Endereço do Responsável Legal/Administrativo
  • Dados do responsável técnico, farmacêutico.
  • Endereço do responsável técnico, farmacêutico.

Além disso, outros dados que exigem atenção são: dados de funcionamento da empresa, validade das autorizações da ANVISA, código das licenças AFE e Alvará de Saúde, número de identificação da CRT do CRF (Certidão de Regularidade Técnica do CR), etc.

O bloqueio vem sendo adotado como uma forma de forçar as empresas a atualizarem seus cadastros, para confirmar. Dessa forma, obrigatoriamente, os responsáveis terão que realizar a atualização dos dados no SIFAP.

Então repetindo, todos os dados e documentos precisam estar atualizados no sistema SIFAP, sendo responsabilidade da farmácia ou drogaria acessar o SIFAP para poder atualizar a documentação.

A orientação é para não realizar vendas pelo Farmácia Popular enquanto o cadastro não for atualizado, de forma a evitar bloqueios.

Passo a passo: atualizando o cadastro no FP

E nesse momento pode surgir a dúvida sobre como realizar o procedimento de atualização dos dados no sistema do Farmácia Popular. O passo a passo é simples:

O usuário administrador do SIFAP para a farmácia, deverá realizar o login na tela de acesso ao sistema no endereço https://sifap.caixa.gov.br/sifap/index.processa?acao=obter Dados utilizando o NIS e a senha.

Após entrar no sistema, deverá navegar entre os menus e as opções sobre os dados da empresa, e então realizar a edição de cada campo com cada informação a ser atualizada.

Orientamos que sejam repassadas e confirmadas todas as datas e dados digitados para atualizar completamente o cadastramento da empresa no sistema.

Preciso de ajuda

Caso surjam dificuldades ou dúvidas, deixe de perder tempo e conte com nossos especialistas: entre em contato conosco para podermos ajudar na atualização dos seus dados, clique aqui para entrar em contato.

Dificuldade para atualização cadastral? Conte conosco, envie uma mensagem: