10 ideias de ações para fazer no Dia Internacional do Farmacêutico

No dia 25 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Farmacêutico! Essa data foi criada com o intuído de lembrar as pessoas da importância do profissional farmacêutico para a sociedade, que sempre está disposto e pronto para cuidar e preservar a saúde da população.

Muitos apenas enxergam os farmacêuticos nas farmácias e drogarias, mas essa profissão vai muito além dos balcões de atendimento! Os farmacêuticos têm uma ampla área de atuação na saúde, desde a participação do desenvolvimento de novos medicamentos na indústria farmacêutica até atuação em estabelecimentos de saúde diretamente com a comunidade.

Justamente por serem tão necessários e importantes para nós é preciso agradecer esses profissionais da saúde, e nada melhor do fazer isso no Dia Internacional do Farmacêutico! E para ajudar sua farmácia ou drogaria a fazer uma homenagem para o farmacêutico, listamos 10 ações que podem ser feitas, além de trazer mensagens já prontas para celebrar esse dia tão importante. Confira!

O que é um farmacêutico?

O farmacêutico é todo profissional capacitado e devidamente habilitado a dispensar medicamentos, orientar sobre o uso racional de fármacos, promover a saúde pública e produzir medicamentos a partir de insumos farmacêuticos. Ele pode atuar nas áreas de:

  • análise;
  • desenvolvimento;
  • produção e manipulação;
  • dispensação.

Todo estabelecimento farmacêutico por lei precisa ter um responsável técnico, que neste caso é o farmacêutico. Como sua importância é notável para toda a população que precisa ter acesso às orientações sobre saúde é virtuoso homenagear esses profissionais!

Como surgiu o Dia Internacional do Farmacêutico?

O Dia Internacional do Farmacêutico é comemorado em 25 de setembro pois também nesse mesmo dia foi fundada a Federação Internacional Farmacêutica (International Pharmaceutical Federation – FIP). A FIP é uma organização que teve início em 25 de setembro de 1912 na Holanda e tem como principal objetivo a troca de experiências entre profissionais farmacêuticos, além de representar e defender os interesses da categoria.

Periodicamente quase sempre a cada ano a Federação Internacional Farmacêutica realiza congressos mundiais que busca reunir vários farmacêuticos para discutir e contribuir com novos pontos de vistas. E justamente em uma conferência realizada na cidade Turca de Istambul no final dos anos 2000, foi decido comemorar em 25 de setembro de todo ano o Dia Internacional do Farmacêutico.

Como surgiu o Dia Nacional do Farmacêutico?

Além do Dia Internacional do Farmacêutico, no Brasil também é comemorado o Dia do Farmacêutico em 20 de janeiro. Essa data surgiu, pois, nesse mesmo dia (20 de janeiro de 1916) aconteceu a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABCF).

Segundo consta na história em 7 de janeiro de 1941 o farmacêutico Oto Serpa Grandado, em uma conferência realizada pela ABCF, questionou por que o profissional farmacêutico ainda não tinha uma data comemorativa no Brasil, visto que outras profissões também já eram homenageadas através de datas especiais no calendário.

Sendo assim foi estabelecido que o dia 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico no Brasil, sendo mais tarde definida pela Resolução nº 460/2007. Para valorizar ainda mais a importância do farmacêutico o Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio da Resolução nº 323/1998 entrega todo ano o prêmio Comenda do Mérito Farmacêutico para os profissionais que tiveram maior destaque no ano.

10 Ações para fazer no Dia Internacional do Farmacêutico

  1. entrega de cesta com produtos e mimos em homenagem ao dia do farmacêutico;
  2. cartão com mensagem escrito à mão pelos colaboradores da farmácia;
  3. porta retrato personalizado com a foto da equipe que trabalha na farmácia;
  4. presentear o farmacêutico com um cartão vale compras;
  5. café da manhã especial na farmácia ou drogaria com todos da equipe;
  6. comes e bebes no final do expediente com todos da equipe em comemoração ao dia do farmacêutico;
  7. presentear o farmacêutico com curso de especialização para seu crescimento profissional;
  8. entrega de certificado de agradecimento com assinatura de todos os colaboradores;
  9. presentear o colaborador com o jaleco farmacêutico personalizado com logotipo da farmácia;
  10. vídeo surpresa de homenagem para o dia do farmacêutico.

Mensagens para o Dia do Farmacêutico

A seguir preparamos uma série de frases para o dia internacional do farmacêutico e imagens que podem ser encaminhadas para os profissionais farmacêuticos no dia 25 de setembro.