Índia anuncia exportação de vacinas para 6 países; Brasil não está na lista

Países vão receber doses do imunizante fabricado pela parceria entre AstraZeneca e Universidade de Oxford a partir de hoje (20)

O Brasil não está na lista dos países para exportação das vacinas da Índia.

O governo da indiano, maior fabricante mundial de vacinas, anunciou dia 19 que enviará a partir desta quarta-feira, 20, material para vacinas contra a Covid-19 para seis países.

No entanto, aguarda confirmação de autorizações regulatórias locais para enviar material a outros três países.

O governo brasileiro aguarda o envio de 2 milhões de doses de vacinas adquiridas da Universidade de Oxford e da empresa AstraZeneca, adquiridas pela Fundação Owsaldo Cruz (Fiocruz), que foram produzidas na Índia.

Na semana passada, um avião chegou a ser enviado para buscar o material, mas parou em Recife antes de cruzar o Atlântico.

Isso aconteceu diante da falta de confirmação por parte do governo indiano que as vacinas seriam enviadas.

Nota sobre a exportação das vacinas

No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Índia diz que está fornecendo o material para ButãoMaldivasBangladeshNepalMianmar e o arquipélago de Seicheles.

Os países onde os trâmites legais ainda estão em andamento são Sri LankaAfeganistão e as Ilhas Maurício.

O texto informa ainda que, “em um esforço contínuo, a Índia continuará fornecendo vacinas a países em todo o mundo. Isso será calibrado em relação aos requisitos domésticos, à demanda e a obrigações internacionais”, incluindo o material para a aliança global de vacinas, coordenada pela Organização Mundial de Vacinas, novamente sem nenhuma referência direta ao Brasil.

O total de doses para cada um desses países não foi detalhado.

O comunicado relata ainda que o país está implementando seu próprio programa de imunização, voltado neste momento para profissionais de saúde, trabalhadores da linha de frente e as pessoas mais vulneráveis e que o atendimento da demanda interna será equilibrada com a demanda internacional.

A Índia é um dos países mais populosos do mundo, com mais de 1 bilhão de habitantes.

governo brasileiro chegou a preparar um avião para buscar 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca na Índia, que seriam exportadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e usadas no início da vacinação no País, mas o voo acabou sendo cancelado.

Além disso, clínicas privadas de vacinação também têm acordo para comprar 5 milhões de doses da vacina da Bharat uma vez que o imunizante obtenha registro definitivo junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vacinação contra a Covid-19 ameaçada no Brasil 

Fonte: Estadão

Foto: Shutterstock