Informática: Drogaria Araujo migra para G Suite

A Drogaria Araujo contratou a Qi Network, integradora Google Cloud, para um projeto de migração para o pacote G Suite.

Com mais de 7 mil funcionários e 160 lojas, a rede mineira de farmácias adotou cerca de 1,6 mil licenças do G Suite, conjunto de aplicações de colaboração, comunicação, segurança e mobilidade.

Durante um período de seis anos, a Drogaria Araujo utilizou outra solução, que revela ser fornecida por “outra gigante internacional de tecnologia”. A mudança foi feita em razão de problemas sentidos na atualização de softwares e, principalmente, instabilidade ao utilizar o serviço na plataforma mobile.
Pedro Silva, diretor de TI da Drogaria Araujo, afirma que a familiaridade no uso das ferramentas Google foi fundamental para a decisão pela mudança de tecnologia.
“Já conhecíamos os aplicativos da Google e fizemos uma análise sobre as soluções existentes. Optamos pelas ferramentas do G Suite, que nos satisfazem tanto em termos de agilidade quanto de facilidade no aprendizado e baixo investimento”, revela.

De acordo com Rômulo Martins, diretor de marketing e sucesso do cliente da Qi Network, o próximo passo do projeto é avançar para a fase de inovação de processos, momento em a Qi Network irá conduzir ações pró-ativas junto aos líderes de departamentos da Drogaria Araújo para iniciar a otimização de processos.

“Hoje, na área de negócios, vislumbramos inovações que não trabalhávamos antes. O compartilhamento de informação tem surtido um efeito muito bom. Outro ponto positivo é a realização de auditorias, que também melhoraram após a implantação das aplicações. Antes, tínhamos um problema sério com relação a este fator. Mas, com o Google Vault, houve uma melhora no controle do acesso aos dados”, enfatiza Silva.

Sem as ferramentas da Google, os colaboradores eram forçados a atualizar constantemente versões dos softwares utilizados anteriormente.
“As ferramentas anteriores eram instaladas apenas no desktop e notebook e, quando era necessário realizar atualizações, não era feito de um modo integral em todas as máquinas. Ou seja, alguns equipamentos estavam desatualizados em relação aos outros. Isso atrapalhava o rendimento dos colaboradores”, comenta o diretor de TI.

A Drogaria Araujo possui 111 anos de existência e mais de 160 lojas espalhadas na região metropolitana de Belo Horizonte e outras cidades mineiras: Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.

Fundada em 2011 na cidade de Florianópolis, a Qi Network é um dos cinco Google Cloud Premier Partner do Brasil. A empresa possui 700 clientes espalhados em todo o Brasil.

 

Fonte: Portal Baguete