Laboratório Teuto disponibiliza Bissulfato de Clopidogrel

O Laboratório Teuto disponibilizou em dezembro/2020, a nova versão genérica do Bissulfato de Clopidogrel 75mg, na apresentação com 30 comprimidos revestidos. O medicamento é usado para a prevenção secundária dos eventos aterotrombóticos, como infarto agudo do miocárdio (IM), acidente vascular cerebral (AVC) e morte vascular em pacientes adultos. A apresentação pertencente ao grupo de medicamentos conhecidos como antiplaquetários, atuando através da inibição da agregação das plaquetas, o que facilita a circulação do sangue e evita a formação de trombo, coagulação de sangue no interior do vaso sanguíneo.

Thiago Lobo Matos, farmacêutico supervisor de mercado do Teuto alerta que o medicamento só pode ser usado com orientação e receita médica. “O Bissulfato é contraindicado caso o paciente apresente alergia ou intolerância ao clopidogrel ou a qualquer outro componente do produto. Também não deve ser utilizado caso tenha úlcera péptica (lesão no estômago) ou hemorragia intracraniana (sangramento dentro do cérebro). Sendo vendido somente com receita e orientação médica”, alerta.

Segundo Thiago, o uso repetido do medicamento pode causar alguns efeitos colaterais. “O consumo produz inibição substancial na agregação plaquetária a partir do primeiro dia, aumentando progressivamente até atingir o estado de equilíbrio entre o terceiro e o sétimo dia de tratamento. Uma vez descontinuado o tratamento, a agregação plaquetária e o tempo de sangramento retornam gradualmente aos valores apresentados antes do início do tratamento dentro de 5 dias, em geral”, exemplifica o especialista.

O farmacêutico conta ainda que para o mercado nacional, o Clopidogrel vende mais de 620 mil unidades por mês. “O mercado em unidades de medicamento vem crescendo em média 5% ao ano nos últimos 4 anos. Isso resulta em um faturamento de R$ 463 milhões, se considerarmos o período de Setembro/2019 a Setembro/2020, segundo as informações da Close Up”, finaliza Thiago, em relação à venda do genérico.

Lançamentos

Solução completa em saúde, o Laboratório Teuto, que há mais de sete décadas é sinônimo de qualidade e confiança, alcançou recentemente a marca de 17 produtos considerados como “Medicamentos/Apresentações de Referência”. O reconhecimento dos produtos é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que divulga em seu site (www.portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/medicamentos/produtos/medicamentos-de-referencia/lista) a lista completa dos medicamentos.

Atualmente, a companhia possui mais de 750 apresentações de medicamentos, entre medicamentos de referência, genéricos, genéricos de marca (similares equivalentes – EQ’s), MIP’s (medicamentos isentos de prescrição), linha hospitalar, suplementos alimentares, cosméticos e produtos para a saúde. Nos próximos anos, está programado o lançamento de mais de 180 novas apresentações.

Sobre o Teuto

Há mais de sete décadas no coração do Brasil, com o mais completo parque farmacêutico da América Latina e solução completa em saúde, o Teuto é referência para o mercado nacional e internacional.  A companhia, que é sinônimo de qualidade e confiança, proporciona mais qualidade de vida aos seus fornecedores, colaboradores, clientes, parceiros e pacientes, por meio da excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de seus produtos, e valoriza a responsabilidade socioambiental, reafirmando que “Se é Teuto, é de confiança”.