Laboratórios oferecem descontos em remédios de uso contínuo

A maioria dos grandes laboratórios farmacêuticos oferecem descontos de 20% a 60% nos preços de seus medicamentos, principalmente aqueles de uso contínuo e de maior valor. Para ter direito aos descontos, os consumidores precisam se cadastrar nos programas de apoio à saúde mantidos por esses laboratórios. Não há critérios de renda, idade ou tipo de doença. A única exigência é a de receita médica com o número do CRM do médico.

O procedimento de cadastro varia de laboratório para laboratório, mas a dinâmica é parecida. Basta entrar diretamente no site do programa de apoio ou no site da empresa. Caso tenha dificuldade para encontrar o local para fazer o cadastro, o cliente pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório e se informar sobre como proceder para se cadastrar. Há casos em que o próprio médico pode auxiliar o paciente.

Além de solicitar alguns dados e informações para contato, a empresa vai exigir o CRM do médico que prescreveu a receita e verificar se o medicamento solicitado está na lista de descontos oferecidos pelo programa.
O Achè, por exemplo, tem 102 itens cadastrados no programa Cuidados pela Vida, acessíveis por meio de uma rede de 27,8 mil pontos de venda credenciados.
Se estiver, basta comparecer a uma farmácia cadastrada com a receita médica, documento de identificação ou seu número de inscrição no programa do laboratório. Para saber em qual farmácia ir, os laboratórios disponibilizam no site dos programas a rede de farmácias credenciadas. A pesquisa pode ser feita por estado ou cidade.

Os programas cobrem praticamente todas as doenças crônicas mais comuns aos brasileiros. Na Bayer, por exemplo, até contraceptivos estão no programa. Em uma pesquisa pelos sites dos laboratórios foram encontrados medicamentos para hipertensão, asma, diabetes, hipecolesterolmia, Alzheimer, epilepsia, Parkison, glaucoma, TDAH, infecções entre outras.

Vale ressaltar que a cada um adota uma política diferente para aplicação do desconto. Alguns dão do desconto na compra de uma segunda ou terceira unidade comprada do produto participante. Outros aplicam o desconto direto. Essas informações geralmente são esclarecidas no momento do cadastro que deve ser feito associado ao nome de marca de determinado remédio prescrito.

  • Programas mais conhecidos, mantidos por empresas como Aché, Novartis, Bayer, Mantecorp, AstraZeneca e Pfizer.
    • Cuidados pela Vida – Aché – https://www.ache.com.br/produtos/cuidados-pela-vida/
    • Vale Mais Saúde – Novartis – https://www.valemaissaude.com.br/
    • Bayer Para Você – Bayer – www.bayerparavoce.com.br/
    • Vida Mais – Mantecorp – https://vidamaisprograma.com.br/programa.php
    • Viver Mais GSK – https://www.vivermaisgsk.com.br/Pagina/O-Programa-Viver-Mais
    • Faz Bem – AstraZeneca – https://www.programafazbem.com.br/Sobre
    • Mais Pfizer – Pfizer – https://www.maispfizer.com.br/o-programa

Fonte: Bem Paraná