Lista de DCBs atualizadas pela ANVISA 2023

A lista de Denominação Comum Brasileira (DCB) é uma listagem com o nome oficial, numero do DCB e numero CAS de todos os fármacos e/ou princípios ativos aprovados para uso pela ANVISA no Brasil.

É possível consultar nos sites da ANVISA a relação completa e mais recente de DCB conforme suas diferentes categorias. As categorias são medicamentos e substâncias ativas, assim como a de DCB para insumos farmacêuticos, para produtos farmacêuticos, medicamentos homeopáticos e dinamizados, plantas medicinais e também de produtos biológicos e radiofármacos e naturais.

Confira algumas observações ressaltadas pela Anvisa sobre a listagem a seguir:

Nota 1. O campo histórico da Lista Consolidada das Denominações Comuns Brasileiras (DCB) contém informações sobre o histórico de inclusões, retificações, alterações e exclusões de DCB, a partir da publicação da Resolução – RDC nº 469, de 23 de fevereiro de 2021.

Nota 2. Ressaltamos que as nomenclaturas tachadas não são vigentes, conforme respectivas publicações no Diário Oficial da União.

Nota 3. Legenda da Classificação: BIO – produtos biológicos; EXA – excipientes e adjuvantes; HOM – homeopáticos; IFA – insumos farmacêuticos ativos; PM – espécies vegetais; RAD – radiofármacos; INF – insumos farmacêuticos não classificados no processo de estabelecimento de DCB.

Nota 4. Ressaltamos que a classificação do insumo adotada na Lista Consolidada das DCB não guarda relação com qualquer aprovação da Anvisa de uma finalidade de uso para o insumo. A finalidade de uso aplicada aos insumos é aprovada pela Anvisa por meio de atos específicos, concedidos após avaliação e aprovação de produtos pela área de registro da Anvisa.

Nota 5. Última atualização da Lista: Alterada pela  Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 775/2023, de 22 de fevereiro de 2023.

Para acessar a lista, clique aqui.