Manual de boas práticas e POPs: Qual a importância destes documentos para sua empresa?

Seja você uma farmácia, drogaria, distribuidora, transportadora ou demais segmentos regulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) ou pela Vigilância Sanitária (VISA), sua empresa precisa possuir um manual de boas práticas e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). Mas afinal, o que são estes documentos e o que eles significam para sua empresa?

Estes materiais são elaborados visando a manutenção da qualidade e segurança dos produtos e serviços disponibilizados e prestados e é importante primeiro diferenciar os dois tipos de documentos.

O manual de boas práticas descreve as instalações físicas, as operações diárias, descrevendo como cada etapa deve ser executada e atribuindo os deveres ao colaborador responsável. Esse documento é muito importante, pois ele exemplifica a rotina em seu estabelecimento, é um manual de consulta que deve estar em fácil acesso para auxiliar os funcionários. Além disso, ele evita que possíveis erros e acidentes aconteçam e auxilia no treinamento de novos funcionários, desse modo, a capacitação é feita de forma mais dinâmica e padronizada. Além disso, é um dos pontos que a Vigilância Sanitária analisa quando faz a sua visita no local, então é algo que deve receber muita atenção, podendo ocasionar em multas caso não esteja em conformidade com a legislação.

Os POPs muitas vezes são confundidos com o Manual de boas práticas mas deve-se atentar que não são o mesmo documento. Enquanto no Manual são dadas as informações de forma mais abrangente, nos POPs são relatados de forma mais detalhada os procedimentos, basicamente com um passo a passo de como fazer. Um POP, de fato, define práticas esperadas em todos os negócios em que os padrões de qualidade devem existir. Assim, eles desempenham um papel importante inclusive na sua pequena empresa, pois são políticas, procedimentos e padrões de que você precisa nas operações, sejam elas quais forem.

Para fins de diferenciação, podemos considerar que o Manual de Boas Práticas coordena normas que devem ser seguidas para que a empresa cumpra seus objetivos. Encontram-se dentro destes manuais as ações a serem feitas e a documentação de qualidade, ou seja, os POPs. Cabe também lembrar que ambos documentos são de extrema importância e obrigatórios, podendo ser solicitados pela Vigilância Sanitária, ANVISA e até mesmo em auditorias para comprovação da adequação do estabelecimento às leis e normas vigentes.

A M2Farma com seus 10 anos de experiência é especialista na elaboração destes documentos, desenvolvidos exclusivamente pensando na realidade de sua empresa. Nossos materiais reúnem todas as informações exigidas pelos órgãos reguladores e detalham todos os procedimentos realizados em seu estabelecimento, seja você uma farmácia, drogaria, distribuidor ou transportador. Caso tenha interesse em adquirir este material, clique aqui e um consultor entrará em contato.