MAPA publica lista de processos prioritários para registro de agrotóxicos

Foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na semana passada, a seleção dos processos de registro de agrotóxicos e afins que passarão a ter prioridade de análise dos registros em função das pragas que mais preocupam a agricultura atualmente.

No total, foram selecionados 28 processos, entre 394 elegíveis, de 67 empresas registrantes. Seis pragas consideradas prioritárias não tiveram nenhum pleito de registro de agrotóxicos para o seu controle: 4 bactérias e 2 pragas quarentenárias presentes na mosca-da-carambola e ácaro-hindu dos citros.

A seleção atende ao Decreto nº 10.833/2021 e foi realizada conforme os critérios definidos na Portaria nº 581/2022 que visa controlar pragas importantes para a agricultura e promover a competitividade, a fabricação e a formulação nacional dos agrotóxicos que tenham essas pragas como alvo.

Além disso, segundo o diretor do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Carlos Goulart, a Portaria busca trazer critérios objetivos e dar transparência ao processo de escolha dos pleitos de registros a serem priorizados. “A intenção da seleção é dar celeridade à aprovação de soluções para o controle químico dos problemas fitossanitários que mais afligem os agricultores no momento”, destaca.

Acesse a lista através do link: (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/insumos-agropecuarios/insumos-agricolas/agrotoxicos/resultadofinalanexoII.pdf).

Precisa de auxílio para se cadastrar no MAPA ou na utilização do SIPEAGRO? Conte com nossos 10 anos de experiência comprovada podemos agilizar os trâmites necessários. Preencha o formulários que preparamos clicando aqui e um de nossos especialistas entrarão em contato com você.