Novo golpe do Ozempic preocupa setor

Pacientes e farmácias estão sendo lesados no novo golpe do Ozempic, que preocupa o setor. A combinação do alto valor do medicamento com sua popularidade vem transformando-o em alvo dos bandidos. As informações são do Fantástico.

Utilizado no tratamento da diabetes tipo 2 e para a perda de peso, o fármaco produzido pela Novo Nordisk é comercializado em canetas injetáveis, que estão sendo substituídas por versões falsificadas, com insulina no lugar do princípio ativo semaglutida.

Ao introduzir a substância errada em seus organismos os pacientes, vítimas do golpe, acabam passando mal. “Eu poderia ter morrido e ter deixado um filho pequeno”, revela paciente que foi parar na UTI, e preferiu não se identificar.

Rafael Borsetto, empresário, ainda não se conforma: “A todo momento que eu penso, eu me arrepio”, afirma. O engenheiro Dib Nessim Endebo revelou o que sentiu no momento: “Tive sensação de desmaio, sudorese, calafrios e perna bamba.” Entendeu? Fiquei assim, totalmente desnorteado. Falei: “gente, estou indo agora, será? Não é justo”, relembra.

Em tratamento com o medicamento pelos últimos oito meses, uma mulher precisou ser socorrida pela irmã e levada a um hospital após acidentalmente utilizar uma caneta adulterada:

“Eu apliquei, 8 da manhã. 15 minutos depois eu comecei a me sentir meia tonta. Deitei no chão, botei as pernas para cima… achando que tinha caído minha pressão. Às 11 horas não estava, não estava normal. Estava muito branca, muito branca e os meus lábios estavam escuros. Eu não consegui colocar o sapato… não conseguia botar o cinto na calça, completamente zonza. E aí a minha funcionária ligou para a minha irmã e ela veio rápido, porque mora pertinho. Minha irmã falou: a gente tem que ir no hospital”, detalha.

Luciana Lopes, endocrinologista que a atendeu, afirma que a paciente chegou no hospital com uma fala bem arrastada, com uma alteração do nível de consciência. “Veio com uma glicemia menor do que 20 miligramas por decilitro. Glicemia menor do que 70 e glicemias menores do que 40, 50 miligramas por decilitro normalmente já têm alteração neurológica. Uma das causas de parada cardiorrespiratória é a glicose baixa no sangue”, explica a médica.

“A semaglutida é uma substância que não leva a uma glicose muito baixa. E aí uma das nossas médicas, logo pensou em ser um Ozempic adulterado, falsificado. O familiar trouxe a medicação pra gente. A gente viu que realmente não era uma caneta original de Ozempic (e sim uma caneta com insulina). Na hora que ela injeta insulina, sendo uma paciente que não tinha diabetes, a glicose despencou, caiu demais, porque ela não precisava daquilo ali”, complementa Luciana.

Como funciona o novo golpe do Ozempic?

O golpe é realizado por pessoas que ligam para uma farmácia e encomendam cinco ou seis canetas do Ozempic. Quando o entregador chega no endereço, antes mesmo de se dirigir até a porta do prédio, ele é abordado pelo ‘suposto’ cliente, que nem mesmo mora no local. O golpista então troca a sacola com a medicação por uma com insulina e finge desistir da compra, ficando com os produtos encomendados e levando o entregador a devolver versões adulteradas para as farmácias.

Novo Nordisk já está ciente dos problemas

“Foram cerca de 50 casos que chegaram. Mas 11 desses casos evoluíram com um quadro grave”, diz Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk Brasil.

A executiva ainda comparou as canetas, auxiliando pacientes na comparação e identificação de produtos adulterados:

“Aqui eu tenho as duas canetas. Uma caneta que é a caneta original, a caneta genuína. Ela tem uma cor azul clara. Ela tem essa parte interna que é cinza claro e tem um botão aqui, aplicador, também em cinza. As doses que ela fornece, essa caneta aqui, de um miligrama, só aparece no demonstrador de dose o número um. Eu tenho aqui uma caneta de insulina, que é azul escuro. A gente já percebe que a primeira grande diferença é a cor. Essa caneta por dentro é laranja, avermelhado. O botão também é da mesma cor, laranja. E quando a gente vai olhar a dose, nesse caso, ela vai de duas em duas. E nesse adesivo que eles estão usando para readesivar a caneta, eles escrevem nova formulação.”